Orientações para uma vida saudável Parte 2 – Atividade Física

 

No artigo anterior abordei sobre a alimentação, trazendo algumas informações esclarecedoras sobre os alimentos e suas categorias e funções, hoje abordarei sobre outra área da nossa vida que nos ajudará a seguir uma vida mais saudável: a atividade física.

Normalmente associamo-la sempre como uma ferramenta para emagrecer, mas que a mesma vai muito além de ser esse catalisador na perca de peso, veremos como à atividade física é importante e contribui para várias abas de nossa vida.

Primeiro vamos entender… o que é atividade física? Quais são os tipos de atividade física, quais benefícios ela traz?

“A atividade física é simplesmente o movimento do corpo que consome energia: andar, subir escadas, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar a noite toda são alguns exemplos de exercícios”.  https://www.oncofisio.com.br/o-que-e-atividade-fisica

Ou seja, atividade física é qualquer atividade que movimente o corpo, nisso só o movimento de andar já é considerado uma atividade física, logo percebemos que atividade física estar em torno de se mexer, então a ideia é começar a se movimentar, como sabemos há uma série infinita de meio para nos mexermos, a gama de exercícios físicos que tem a nossa disposição, vamos entender as categorias das atividades físicas, seus benefícios e quais exercícios se enquadram em cada uma delas:

Primeiro a diferença entre Atividade física e Exercícios físicos:     A atividade física é todo movimento que realizamos no dia a dia. Pode ser a limpeza da casa O exercício é uma atividade definida, realizada em um tempo determinado e com objetivos específicos.

https://www.vidanatural.org.br/tipos-de-exercicios-fisicos/

 

Tipos de exercícios físicos básicos:

  • Aeróbicos
  • Anaeróbicos
  • Elasticidade
  • Calistenia

 

Aeróbicos: São aqueles exercícios que exigem muito do sistema respiratório e cardiovascular, ou seja, exercícios que acelera os batimentos cardíacos e aumenta o consumo de oxigênio no organismo, eles fortalecem o músculo cardíaco, além de garantir outros benefícios, como a redução da gordura corporal e consequente o emagrecimento.

Exemplo de atividades aeróbicas: Corrida, dança, ciclismo, natação

Anaeróbicas: Muito conhecida como musculação que seria O treino de força, na qual pegar pesos, trabalhando cada parte dos grupos musculares dando um estímulo para levar o músculo à sua capacidade máxima para peso ou carga. Além disso, ele traz outros benefícios, como a solução dos problemas relacionados a dores articulares.

Normalmente muitas pessoas não gostam da musculação por ter que pegar peso e estimular algumas áreas do corpo, onde podem gerar um desconforto e até dores inicialmente, mas a musculação é um importante exercício para a manutenção dos músculos e também na queima de gorduras, já que os músculos gastam muita energia em sua manutenção e recuperação após fortes estímulos.

Flexibilidade: Ou também, exercícios de alongamento, são exercícios que   fazem os músculos a se esticarem e depois voltarem ao formato inicial. Dessa forma, quando acontece qualquer situação no dia a dia que exige esse estiramento, o músculo está preparado para fazer esse movimento sem sofrer. Isso é flexibilidade.

Exemplos: Alongamentos, Yoga e Pilates.

Calistenia:  conjunto de movimentos e ações que desenvolvem a musculatura de todo o corpo utilizando o próprio peso do corpo, sem necessariamente utilizar equipamentos, diferente da musculação, a calistenia ajuda a aumentar a força, resistência e consciência corporal, aumenta a flexibilidade e a mobilidade.

Exemplos: Prancha, agachamento, flexão, isometria na parede(sentar contra a parede),abdominais.

Já conhecendo as categorias e os benefícios de cada uma, é hora de escolher a que mais você se identifica e atende às suas necessidades, pode ser caminhada, musculação, calistenia, zumba, faça a que mais te alegre a fazer, de preferência de 2 a 3x na semana por min 30min, como sugere a OMS.

“Dançando no caminho e cantando, agora que conseguiu fugir
Você pode atingir as metas que planejou de agora, em diante
Não há maneira de você voltar agora, oh não, esses dias são passado
A vida espera aqueles que amam viver, e isso não é um segredo”

 


João de Jesus

Graduando em Letras Licenciatura e suas respectivas Literaturas Amante das artes; Literatura, Música e Cinema. Uma boa conversa com um cafezinho, está perfeito ! "A força da evolução é infinitamente maior que os obstáculos que impendem o caminho." Efeito Sombra

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *