JAMAIS tome banho durante uma tempestade – Entenda o por quê

Difícil encontrar alguém que não ouviu da avó que não se deve deixar produtos elétricos na tomada e muito menos tomar banho durante uma tempestade, ainda mais se estiver relampeando. Ela está certa. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) aconselhou que as pessoas fiquem o mais longe de água corrente durante as chuvas com relâmpagos.

Isso inclui chuveiros, banheiras e até mesmo lavar louças. Segundo o órgão, o raio pode atravessar o encanamento seja de metal ou plástico e matar, queimar ou mutilar a pessoa. “O risco de um raio atravessar o encanamento pode ser menor com canos de plástico do que com canos de metal. No entanto, é melhor evitar qualquer contato com encanamento e água corrente durante uma tempestade com raios para reduzir o risco de ser atingido”, explicou o CDC.

Apesar de um ataque direto ser mais fatal, a morte por um raio pode ocorrer de várias formas, visto que a corrente pode percorrer o solo e entrar por janelas, encanamentos, fios condutores de eletricidade, entre outros. Dependendo da força e do modo como acontece o choque, a pessoa pode ter lesões na pele, queimaduras, danos cerebrais, musculares e oculares.

O Brasil é campeão mundial de descargas elétricas: em média, 77,8 milhões atingem o país todos os anos. Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados cerca de 17 milhões de raios no país — sendo 8,8 milhões em janeiro e 8,2 milhões em fevereiro — o equivalente a um aumento de 29% em relação a 2021.

O CDC também alerta para as pessoas prevenirem: “ficar longe de varandas, não se aproximar de janelas e portas, não se deitar ou encostar em pisos e paredes de concreto” e pediu para evitar “usar algo conectado a uma tomada elétrica, como computadores e telefones de fio.

Fonte: O Globo

Foto: Foto de Karolina Grabowska, via Pexel


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *