As pessoas mais difíceis são aquelas que mais solicitam o nosso amor

Existem pessoas que surgem na nossa vida e a conversa flui, o bom humor e a simpatia nos encantam. Entramos em sintonia com a energia do outro e somos invadidos por bons sentimentos de esperança e otimismo.

A conversa que nos edifica e faz bem para alma merece estar presente em muitos momentos da vida, assim como devemos incluir na nossa lista de contatos as pessoas gentis e educadas que gostam de ajudar o ser humano. São pessoas sensíveis, como eu e você, que evitam o julgamento alheio, mas se esforçam em ver o melhor lado de cada ser humano. Sim, não somos perfeitos, mas podemos nos tornar melhores para nós mesmos e para o convívio com o nosso semelhante.

Apesar do nosso genuíno esforço, ainda existem pessoas que parecem não se importar com o bem estar do próximo, estão presas no seu próprio mundo egoísta e na maneira particular como enxergam as situações da vida. Muitos destes, não estão em busca de um diálogo comum e desejam, apenas, fazer prevalecer o seu ponto de vista em todas as ocasiões.

A nossa tendência natural, seria, em um momento inicial, afastar-se do seu convívio. É, realmente, mais agradável ter ao nosso lado pessoas positivas e empenhadas no propósito do bem. Contudo, faz parte da nossa humanidade querer ajudar o próximo, incluindo as pessoas que se mostram mais difíceis na relação.

Pense no outro como uma porta para o recebimento do amor. As pessoas complicadas requerem mais atenção para si porque precisam mais do nosso amor.

Não as julgue, seja paciente. Entenda o seu ponto de vista, a ouça com atenção e expresse com delicadeza os seus pensamentos.

Se perceber que o tom de voz dessa pessoa está elevado, não leve para o lado pessoal. O mal-educado da vez não é você, é ela. O melhor que você pode fazer é manter a voz tranquila, pausada e descontraída.

Você, nesse momento, está acima das emoções de raiva ou descontentamento. Nada pode te atingir ou retirar a sua paz. Nessa relação, você é o exemplo a ser imitado. Portanto, mantenha a compostura e a polidez no ritmo da conversa.

Por meio da intenção afetuosa, envolva a pessoa em um sentimento de amor no contato, sinta-se responsável em cuidar dela naquele momento. Dê o seu melhor para ela, honre o compromisso de ser humano.

Você estará agindo de forma contrária a muitas pessoas que lidaram com ela e deixaram se contaminar pelo seu mau gênio ou, decididamente, afastaram-se. Será possível que, aos poucos, você conquiste a confiança dessa pessoa, fazendo com que ela se abra para o relato de acontecimentos da sua vida.

Então, você poderá perceber que por de trás da pessoa amarga que se manifesta, existe, uma pessoa, muitas vezes, envolta por um passado de sofrimento. A rispidez no contato tenha sido, talvez, uma maneira que ela encontrou para se defender na vida. A maneira reativa de agir é, por certo, errônea. Mas é o que o indivíduo pode oferecer no momento, o mesmo ainda está carente de aprendizados significativos na sua vida.

Saber que toda pessoa que faz mal ao próximo, no fundo, não está bem consigo mesma nos ajuda a ampliar o entendimento do outro, a desenvolver a empatia e o amor nas nossas relações. É sempre bom ter a consciência que as pessoas mais resistentes são as que mais sofrem e merecem a nossa sensibilidade no trato.

Ao encontrar alguém que lhe pareça difícil de lidar, não fuja. Ao contrário, aproxime-se e invista no diálogo. Com certa dose de paciência, você estará transmitindo para ela um bom exemplo. É, deste modo, que influenciamos positivamente as pessoas. A resolução de conflitos não se dá pelo ódio, mas é alcançada através do amor. Só o amor para conquistar o mais duro dos corações e querer fazer mudá-lo para uma maré de bons sentimentos.

Visite o Canal Consciência Fraterna e confira algumas dicas práticas de como levar uma vida mais leve, com menos problemas e mais saúde!


Saulo de Oliva

Médico, especializado em Psiquiatria. Psicólogo.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *