Entenda o que acontece com seu corpo após se exercitar

Não importa se você resolveu voltar a jogar bola, se começou a correr no parque, a nadar na piscina comunitária ou se fez jus àquela matrícula na academia e finalmente foi até ela: se você começou a fazer exercícios físicos, grandes são as chances que você demore um pouco até ver os resultados práticos da sua grande decisão. Seja definição muscular, perda de peso ou até mesmo bem-estar (aquela sensação boa que dá depois do exercício e que, eu juro, é real), essas coisas não vêm de um dia pro outro e é preciso ter disciplina e constância na prática de exercício pra ver as consequências.

Isso não significa, contudo, que seu corpo não esteja se beneficiando muito rápido da atividade física. Você pode não ver, mas depois de meia hora de exercício físico seu organismo já começa a mudar pra melhor – e essas mudanças, claro, se acumulam se você mantiver a atividade física na sua rotina. Veja o que acontece dentro do seu corpo depois de apenas uma sessão de exercícios:

Esqueça o stress

Fazer exercícios é eficaz pra combater o stress por dois motivos: primeiro, porque o stress é o seu corpo se preparando para o combate – correr ou lutar – e o exercício físico acaba dando vazão a esse impulso. Em segundo lugar, as endorfinas produzidas pelo corpo também são eficazes combatendo o stress. E tudo isso já tem efeito desde a primeira vez que você se exercita.

1

Seu DNA muda

Seu DNA, como você já sabe a essa altura, foi herdado do código genético dos seus pais. Nesse aspecto, ele não muda. Mas o exercício físico é capaz de ativar genes adormecidos – por exemplo, genes ligados às instruções de como o corpo deve desenvolver músculos, de acordo com um estudo recente, que descobriu que apenas alguns minutos de exercício já são suficientes pra desencadear o processo. Exercitar-se, portanto, diminui o peso que a sua carga genética pode ter na manutenção da sua saúde.

2

Você fica “chapado” – ou quase

Fazer exercício faz o corpo produzir endorfinas, substancias químicas que melhoram a memória, o bom humor, a disposição física e mental, o sistema imunológico, a concentração e tem efeito anti envelhecimento, entre outras coisas. É por causa delas que, depois de algumas semanas mantendo a rotina de academia intacta, você vai sentir falta: seu corpo vai pedir, mais uma vez, o bem-estar provocado pela substância química no cérebro. É quase como uma droga.

Você fica mais concentrado

O intenso fluxo de sangue que invade seu cérebro quando você faz exercícios físicos é uma espécie de turbo para as células cerebrais. Trabalhando em alta atividade, elas garantem alta clareza mental e foco durante e logo depois a atividade física – e isso vale pra poucos minutos de exercício, já que esse estudo mostrou que bastam 10 minutos de atividade física pra você ter benefícios nesse sentido.


Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *