Entenda como pais passam seu medo de matemática para os filhos

Se você é uma daquelas pessoas que ficam meio ansiosas só de pensar em ter que fazer a conta do que consumiu no restaurante, a ciência tem uma dica: não tente ensinar matemática para seus filhos, passe essa tarefa adiante para outra pessoa. Isso porque um novo estudo sugere que você pode passar o seu nervosismo em relação aos números (e letrinhas, variáveis, etc) para os pequenos. Realizado na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, a pesquisa utilizou análises das habilidades e atitudes de 400 alunos do 1ª e da 2ª série do ensino fundamental em relação a matemática. As crianças foram avaliadas no início e no fim ano e também responderam perguntas sobre como se sentiam quando erravam, eram repreendidos ou quando o professor os chamava para responder uma questão em voz alta.

4

Já os pais tiveram que responder um questionário cujo objetivo era medir a ansiedade deles no que diz respeito a matemática e o quanto ajudavam seus filhos nas lições de casa da disciplina ao longo do ano.

Os pesquisadores descobriram que as crianças cujos pais ficavam mais nervosos e inseguros por conta da matemática tinham a maior tendência de adquirir essas características em relação a matéria – mas só se os pais as ajudassem a fazer as tarefas de casa.

De acordo com Erin Maloney, pesquisadora que conduziu o estudo, crianças são muito perceptivas e tendem a internalizar as atitudes de seus pais. Se estes não conseguem ensinar seus filhos com tranquilidade e paciência, talvez seja melhor procurar alguém mais adequado para fazê-lo.

Via Science of Us


Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *