Psicologia

Fórum reúne 5 atitudes comuns de pessoas emocionalmente inteligentes

A inteligência emocional, em resumo, é a capacidade que algumas pessoas têm de lidar com os acontecimentos, sejam eles bons ou ruins, de maneira inteligente, fazendo com que experiências negativas se transformem em aprendizado e extraindo das positivas ainda mais aprendizado.

Se quando você se olha no espelho, não vê alguém equilibrado o suficiente para se considerar uma pessoa com um bom nível de inteligência emocional, não fique triste, pois existe a possibilidade de treinar suas capacidades psicológicas e comportamentais.

Se pensarmos na pessoa que éramos cinco anos atrás, certamente notaremos as diferenças entre a versão atual e a antiga. No entanto, muitas dessas mudanças comportamentais pelas quais passamos acontecem de forma natural, na medida em que acumulamos experiências, sucessos, fracassos e, claro, conhecimento geral e autoconhecimento.

Pensando nesse assunto, o The Independent reuniu, através de uma publicação popular no Quora, cinco coisas que pessoas com altos níveis de inteligência emocional costumam fazer.

Confira e veja se estas características fazem parte do seu comportamento também:

1 – Em relação aos que ouvem e falam

Em geral, aquelas pessoas consideradas com altos níveis de inteligência emocional, são boas ouvintes e sabem falar na hora correta, além, é claro, de conseguir controlar muito bem o que dizem e a modo como dizem. Em um diálogo, entendem como demonstrar interesse e respeito pela pessoa que está falando.

2 – São boas observadoras

Analisar as situações como um todo é uma das características  das pessoas com uma boa inteligência emocional  e, se sentem inseguras a respeito de um assunto, optam por não falar muito sobre ele e ficam na posição de observadoras – pois dessa forma elas aprendem mais, não passam vergonha falando sobre o que não sabem e aproveitam para analisar as outras pessoas.

“Manter a boca fechada é difícil, mas eficaz. Quando alguém mantém a boca fechada por um longo tempo cria em torno de si uma atmosfera de mistério e inclusive de temor. Se alguma vez pronuncia umas poucas palavras (quanto mais absurdas, melhor), estas serão levadas a sério. O silencio é confundido muitas vezes com inteligência (um sábio que fala demais está perdido).” – Efraim Medina Reyes

3 – Controlam bem aquilo que sentem

No começo do texto, falamos um pouquinho sobre autoconhecimento. Então, voltamos nisso agora, afinal tem muito a ver com autocontrole também, que é, em resumo, a capacidade que uma pessoa tem de conseguir e saber analisar o que está sentindo e, dessa forma, trabalhar melhor suas reações diante desses sentimentos.

Todo mundo tem momentos de raiva, certo? Aquela pessoa emocionalmente inteligente, consegue refletir sobre essa raiva e filtrar suas reações, de uma forma a evitar crises de fúria, discussões sem necessidade e qualquer atitude que possam vir a causar arrependimento.

sdsds

4 – Têm um bom senso de humor

Convenhamos que ter paciência para o tiozão que está sempre fazendo piada sobre tudo é complicado, mas da mesma maneira, não gostamos de chegar muito de perto de quem está sempre com a cara fechada. O meio-termo, o equilíbrio entre uma coisa e outra, é essencial. Conseguir identificar o momento oportuno de fazer graça e sempre evitar que nosso mau humor, seja descontado nas outras pessoas, contagiando o ambiente com um clima chato.

5 – Pedem e dão retorno

Se uma pessoa tem uma boa inteligência emocional, e está em seu primeiro mês em uma nova função na empresa para a qual trabalha, saberá que não existe problema algum pedir para que o supervisor dê um feedback sobre o seu desempenho, apontando erros e acertos. Além do mais, isso demonstra interesse.

Retornos dessa forma podem vir acompanhados de críticas, no entanto, aquelas pessoas emocionalmente inteligentes entendem, de verdade, que críticas são parte da vida de todos e, em vez de se entristecerem com elas, começam a mudar de atitude para melhorarem.

“A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.” Marcel Proust

[The Independent|Mega Curioso]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *