O lado bom da solidão – 5 táticas para quem não consegue ficar sozinho

“A solidão era meu ás de espadas. Precisava dela para engrandecer minha realidade. Eu valorizava de verdade o ócio, era viciante. Estar sozinho comigo era o santuário.” – Charles Bukowski

A solidão era algo bom para o escritor, mas não é como a maioria se sente em relação a ela. Se você tivesse que escolher entre ficar 15 minutos sozinho pensando em um quarto ou levar choques elétricos. Qual seria sua opção? Ok, a pergunta é bizarra e parece óbvia, porém um estudo, comprovou que a maioria prefere levar os choques elétricos.

O motivo disso acontecer é porque somos socialmente programados a temer a solidão e a entendê-la como algo extremamente negativo.

“Todo o inferno está contido nesta única palavra: solidão.” – Victor Hugo

Arthur Schopenhauer, certamente odiaria este cara da citação acima, mas infelizmente, esta frase resume o pensamento de muitas pessoas em relação a uma vida solitária. Em termos psicológicos, isso pode ter a ver com o fato de que seres humanos buscam sempre aprovação e acabam por achar que, se uma pessoa está sozinha é porque ninguém gosta dela.

Mas a questão é que quando trata-se de solidão, existem duas grandes vertentes: a solidão no sentido de estar sem as pessoas por perto e a solidão triste, digamos assim, que é aqueles momentos em que nos sentimos sozinhos, sem ter com quem contar, mesmo quando mais precisamos de atenção.

Segundo o psicólogo Ross Rosenberg, o motivo para alguém não conseguir ficar sozinho, também pode ser algum trauma devido a alguma experiência de perda ou luto, ou ter baixa autoestima e insegurança.

Ross, no entanto, afirma que a solidão é parte da existência humana. Segundo ele, todos nós nos sentimos sozinhos de vez em quando, o problema é que algumas pessoas sofrem SEMPRE que estão sozinhas. Além disso, vale ressaltar que alguns padrões específicos de personalidade parecem mais confortáveis com a solidão, como é o caso das pessoas introvertidas, que realmente PRECISAM de um tempo sozinhas.

O site Huffington Post, resolver abordar o assunto e dar algumas dicas para aquelas pessoas que optariam pelo choque elétrico, afinal a solidão faz e sempre fará parte nossa vida, e é possível não somente aprender a lidar com ela, mas também tirar proveito do tempo que passamos no mais puro silêncio. Confira algumas dicas a seguir:

1 – A raiz do problema

Assim como o psicólogo Rosenberg falou, em geral as pessoas que têm muito medo da solidão, sofrem de algum tipo de trauma que faz com que experimentem um grande desconforto quando estão solitárias. Se você é uma das pessoas que não suporta a solidão, mesmo que por pouco tempo, procure buscar entender por que isso acontece.

2 – Fique sozinho

O medo é algo que nasceu para ser enfrentado. No caso da solidão, a forma de superá-lo está na sua cara, pois o jeito é ficar sozinho, mesmo. Procure fazer aquilo que gosta, seja ler ou assistir uma série, ou, quem sabe arriscar em uma pintura ou em um som naquela guitarra que você nunca mais pegou. Eventualmente, você irá descobrir o quão bom pode ser ficar sozinho às vezes. Apenas pensando na vida, no universo e tudo mais.

“É como pular em uma piscina quando você sabe que a água está fria”, compara Rosenberg. E de fato, quando pulamos em uma piscina de água gelada, levamos aquele susto momentâneo, mas depois nos acostumamos e nos divertimos.

3 – Descubra novas atividades

Será que você não suporta ficar sozinho por causa do tédio? Se este for o caso, significa que é um ótimo momento para você abrir sua mente e descobrir coisas novas que podem ser feitas, tranquilamente, sem a companhia de outras pessoas. Você pode começar tentando fazer coisas como escrever, desenhar, ler, aprender a cozinhar uma nova receita ou simplesmente começar a ver aquela série que ninguém quis assistir com você. O ideal e mais importante é pensar em atividades que sejam inspiradoras e capazes de acordar seu lado mais criativo.

arte1

4 – Tenha relacionamentos profundos

Os relacionamentos intensos costumam nos trazer segurança, por esse motivo quando você tem relacionamentos sólidos – de amizade, amor ou família –, acaba não tendo tanta dificuldade em passar algum tempo sozinho. A segurança é a palavra-chave quando o assunto é solidão.

Só o fato de ter certeza que há alguém lá fora com quem você pode contar sempre que precisar já é um alívio, pois elimina o sentimento de que estamos totalmente sozinhos.

5 – Mude o cenário

Supomos que você não gosta de ficar sozinho em casa, pois nunca se sente bem quando isso acontece. Não tem problema, pois é possível escolher outro lugar ou decorar um ambiente da sua casa com todos os artefatos que você gosta em um lugar, assim, tornará o lugar mais a sua cara e você poderá sentir intimidade com o cômodo.

12002328_756622527776148_370215071406880540_n

[HuffingtonPost]


Isadora Tabordes

Fundadora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda em Filosofia Moral e Política pela mesma universidade, trabalhando questões sobre o conceito de liberdade com ênfase no idealismo alemão.  Isadora também está presente no Youtube através do seu canal Relatos de Motocicleta.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *