5 possíveis malefícios que as tatuagens podem trazer à saúde

Tatuagens são muito comuns, mas elas trazem certos riscos para a saúde, segundo a Dra. Marie Leger, dermatologista na Langone Medical Center de Nova York, que estudou as reações adversas que as tatuagens podem acarretar.

“Eu amo tatuagens”, disse Leger, mas é importante estar informado sobre os riscos na hora de fazer uma tatuagem.

A seguir, estão algumas coisas para manter em mente antes de ser tatuado.

Infecções

Escolha bem o lugar para realizar a tatuagem, locais que não possuem higiene adequada, podem levar a infecção. Ela que pode vir de diferentes formas, como, do artista da tatuagem, ou a tinta, ou principalmente, como dito a cima, da má higienização do ambiente.

Em 2012, houve um pequeno surto de infecções de pele em Nova York. A fonte das infecções foi rastreada até um lote de tinta cinza que havia sido contaminada com bactéria chamada micobactéria, disse Leger. As espécies de bactérias que causaram as infecções, Mycobacterium chelonae, pode causar erupções dolorosas que podem durar meses. Essa bactéria, é um parente da micobactéria que causa a tuberculose e lepra.

Embora as infecções bacterianas são o tipo mais comum de infecção associada com tatuagens, ser tatuado também pode levar a infecções fúngicas e virais, disse Leger. As pessoas podem até mesmo acabar com verrugas.

Se uma tatuagem torna-se vermelha, inchada ou dolorosa, ou começa a infeccionar, vá ao médico imediatamente.

Alergias

“As pessoas podem desenvolver alergias a suas tatuagens “, disse Leger .

Pacientes que não tiveram nenhuma reação alérgica a sua primeira tatuagem, após fazerem outras, podem desenvolver uma alergia.

Leger descreveu a estória de uma paciente, que anos atrás, fez uma tatuagem vermelha. Quando resolveu fazer a segunda tatuagem, uma década depois, a parte vermelha tanto da nova, como da velha tatuagem,começaram a coçar, tornando-se mais vermelhas ainda.

Alergias acarretadas por tatuagens podem ser difíceis de tratar , disse Leger. Injeções de esteroides às vezes podem ajudar, mas em casos mais extremos, a área tatuada da pele precisa ser removida cirurgicamente.

Atrapalham a identificação de doenças de pele

Cobrir sua pele com tatuagens, pode esconder problemas de saúde, impedindo-os de serem percebidos em tempo hábil.

Há relatos de tatuagens que acabaram cobrindo cânceres de pele, incluindo melanomas, carcinomas baso celulares e carcinomas de células escamosas, disse Leger .

Um caso em 2013, descreveu um homem, cujo melanoma foi revelado, apenas depois que ele removeu uma tatuagem com laser. O crescimento canceroso já havia sido coberto de tinta preta.

E como todo tipo de câncer, o diagnóstico precoce é a chave para obter a cura.

Exposição ao sol

Proteger a pele do sol é sempre importante, mas tatuagens podem aumentar o risco de sofrer os efeitos da exposição excessiva, disse Leger. Para algumas pessoas, a exposição ao sol pode causar coceira nas tatuagens, segundo ela.

Em um estudo dinamarquês realizado em 2014, os pesquisadores entrevistaram banhistas tatuados e descobriram que 42% relataram reações adversas. Destas queixas, mais da metade estavam relacionadas com a exposição ao sol, incluindo relatórios de inchaço, coceira e vermelhidão.

A tinta amarela, pode causar coceira, vermelhidão e levantar a pele, quando exposta ao sol, isso acontece, por causa da cádmio encontrados na tinta, disse Leger. Mas outras cores podem causar problemas também.

No estudo dinamarquês, por exemplo, reações cutâneas foram observadas principalmente em pessoas com tinta preta, vermelha e azul em suas tatuagens.

Queimaduras em exames de imagem

Pessoas com tatuagens, podem ter problemas para realizar exames de MRI (ressonância magnética). Por exemplo, um relato de um caso em 2011, descreveu um jogador profissional de futebol, que possuía uma tatuagem preta no braço, e teve o membro queimado enquanto estava fazendo o exame. De acordo com o relatório do caso, as queimaduras resultaram de correntes elétricas que se formaram no ferro da tinta de tatuagem.

Pacientes que possuem tinta preta em suas tatuagens, estão em maior risco de dificuldades de ressonância magnética, porque esta tinta contém óxido de ferro, disse Leger. No entanto, as tintas vermelhas também podem conter ferro. [Live Science]


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *