A natureza merece ser honrada, bem cuidada e preservada

A natureza merece ser honrada, bem cuidada e preservada por todos os seres. No passado, os seres humanos atribuíam poderes mágicos à natureza e a veneravam como uma grande mãe. Com o passar do tempo, o homem se afastou do simbolismo mágico envolvendo a natureza e passou a encará-la sob o viés utilitário.

Tolstói afirma que “há quem passe por um bosque e só veja lenha para a fogueira”. Imbuído desta lógica, o indivíduo iniciou a exploração e controle do ambiente natural, sem se preocupar com o equilíbrio do ecossistema.

O homem precisa hoje, mais do que nunca, retornar às suas origens e resgatar o seu encanto pela natureza.  Será importante se harmonizar consigo, com a sua essência, para estabelecer elos de cuidado e confiança com o seu semelhante.

A natureza, ao doar o seu fruto, ensina para o homem a generosidade. Ao oferecer a sua sombra, ensina o valor da amorosidade. Ao saciar a sede, em um dia ensolarado, ensina o cultivo da compaixão.

A natureza está, a todo o momento, ensinando lições valiosas e se doando em benefício da humanidade. O ser humano, inspirado pela sua sabedoria, imita o seu exemplo e entende que existe para tornar o mundo melhor.

A sua razão de ser é justificada pelo auxílio que dá ao ecossistema. Deverá agir em favor da proteção à natureza, fortalecimento do vínculo familiar, compromisso em relação às amizades e respeito à humanidade.

Faz-se necessário mudar o cenário global de barbárie, ainda escondida por detrás dos atos humanos. O caminho para a união está na superação do egoísmo e na autoconscientização do dever ético-moral que privilegia o bem estar coletivo e a responsabilidade de educar a si para a construção de um futuro melhor em sociedade.

Visite o Canal Consciência Fraterna e confira algumas dicas práticas de como levar uma vida mais leve, com menos problemas e mais saúde!


Saulo de Oliva

Médico, especializado em Psiquiatria. Psicólogo.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *