Existem nós dentro de você que precisam do seu amor para desatá-los

A infância é uma etapa primordial para a construção de conceitos e novos aprendizados. A mente infantil é captativa, ou seja, ela deseja assimilar o maior número de informações para o seu aprendizado.

Contudo, por ser a infância uma etapa precoce da vida, a criança ainda não estabelece critérios para contestar o que lhe está sendo ensinada. Sendo assim, os conteúdos que ela recebe são aceitos passivamente.

A educação da criança baseada em princípios éticos, incentivadora de habilidades artísticas, desenvolvimento de virtudes e conscientização dos seus deveres sociais prepara a criança para um futuro saudável. Do contrário, a educação repressora, coberta de preconceitos, carente de incentivos culturais e marcada por exemplos não saudáveis advindos dos pais contribuem para a formação de valores deficitários na vida adulta.

Grande parte dos problemas emocionais carregados pelos adultos têm a sua origem na infância. Os traumas consolidados na personalidade são frutos das memórias dolorosas do passado relacionadas, muitas vezes, às pessoas mais próximas do convívio social.

O adulto amadurece do ponto de vista da maturidade biológica, entretanto, alguns estágios da sua mente permanecem congelados no passado. Deste modo, algumas das suas respostas emocionais são compatíveis com o período infantil e isto o faz pensar e reagir emocionalmente como uma criança. Por incrível que pareça, existem adultos que fazem “birra” quando são contrariados, alguns têm medo de ficar sozinhos e, ainda, outros, temem a rejeição.

O adulto precisa, portanto, reconhecer que não é mais aquela criança ferida do seu passado. Essa criança cresceu e se tornou madura, segura das suas próprias convicções e forte para o enfrentamento dos desafios da vida. Com muito carinho, é necessário que o adulto abrace a sua criança interior e a conforte, dizendo: “Não faz mal chorar, faz bem para a alma desaguar as emoções. Mas eu lhe asseguro que não há motivos para se preocupar. Você cresceu e se tornou um adulto belo e forte, não há nada que possa lhe machucar. Eu estarei sempre com você, sou o seu melhor amigo.”

Ao abraçar as suas emoções, você permite que elas se expressem livremente. E será necessário que se soltem para desmanchar as mágoas do passado. Existem ainda muitos nós dentro de você que precisam do seu amor para desatá-los. Com paciência e carinho, as formas negativas do seu pensamento, pouco a pouco, serão substituídas por formas positivas.

O desapego às velhas crenças é essencial para a construção de novas experiências. A mente vive a realidade que você cria. Por esse motivo, o pensamento de otimismo deve guiar o seu futuro para a construção de uma realidade positiva e repleta de realizações. O sucesso da sua existência depende de você – a sua vontade positiva e soberana constrói pontes para um futuro de felicidade.

Visite o Canal Consciência Fraterna e confira algumas dicas práticas de como levar uma vida mais leve, com menos problemas e mais saúde!


Saulo de Oliva

Médico, especializado em Psiquiatria. Psicólogo.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *