Artigos

Crescimento e desenvolvimento humano: o que significa e quais as diferenças entre essas palavras?

Para iniciar, o que significa crescimento e desenvolvimento humano? Afinal, esses conceitos são iguais? Entenda melhor esse tema no nosso artigo de hoje.

Antes de tudo, saiba que em muitas áreas e até na medicina essas palavras significam coisas diferentes. Enquanto o crescimento se refere ao aspecto quantitativo, o desenvolvimento se refere ao qualitativo.

Nesse sentido, o crescimento é entendido como:

  • aparência física;
  • fases biológicas;

 

Crescer tem relação direta com as medidas do corpo e com a idade alcançada ao longo dos anos, todavia, para o desenvolvimento humano não existem regras determinadas de maneira clara.

É possível, por exemplo, que um adolescente tenha um grau de desenvolvimento maior que um adulto, afinal, o crescimento físico para em certa idade, entretanto, o desenvolvimento pode continuar apesar da idade da pessoa.

Nesse contexto, existem algumas características universais no desenvolvimento de todos os seres humanos. Veja abaixo algumas características comuns na maioria das pessoas em relação ao desenvolvimento humano.

Crescimento e Desenvolvimento humano: ciclo da vida

Entenda as principais características de crescimento e desenvolvimento humano de acordo com a idade das pessoas:

·         Nascimento

À primeira vista, uma fase muito bonita e esperada pela família, porém, é necessária muita atenção aos primeiros meses de vida de uma criança, afinal, já foi comprovado que muitos traumas e medos surgem justamente nessa fase.

·         Infância

A infância também precisa ser zelada e protegida, além disso, a infância consiste no início da descoberta do mundo e por incrível que pareça, também, no início do autoconhecimento.

·         Adolescência

Posteriormente a descoberta do mundo, surge a fase mais temida pelos pais, logo, a adolescência oferece a mudança de pensamentos e a luta por uma identidade própria e pela liberdade.

·         Adulto

Assim também é o início da trajetória de um adulto. Nessa fase experimentamos a busca por uma profissão, por ideais, por nos firmar com o amadurecimento e, além disso, existe um desejo de deixar a “nossa marca” ou nosso legado.

·         Idoso

Em contrapartida, o idoso já passou por todas essas fases e possui conhecimentos adquiridos em cada momento de vida.

 Crescimento e Desenvolvimento humano: Como conseguir?

Nesse sentido, deu para notar que de acordo com a idade nossos corpos e mentes mudam bastante, contudo, como manter alegria em cada fase da vida? Vamos escrever abaixo apenas 3 dicas que precisam ser observadas com atenção para nosso desenvolvimento e felicidade. Confira:

1.    Autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para o nosso crescimento, tanto quanto, para o nosso desenvolvimento. Afinal, do que você gosta ou o que não suporta? Como saber fazer suas escolhas de maneira assertiva? Sua vida, suas escolhas!

2.    Hobbies de qualidade

Os especialistas de muitas áreas afirmam que os seres humanos necessitam de lazer, pois isso favorece o descanso mental, o prazer físico e influencia em nossa criatividade e desenvolvimento.

3.    Trabalhar no que amamos

Esse é um dos pontos principais para o crescimento e desenvolvimento humano, uma vez que a maior parte da nossa vida é exercendo nossa profissão.

Trabalhar no que se ama significa aproveitar nosso dom. Além disso, ganhar o sustento naquilo que curtimos fazer no dia-a-dia é importante e motivador não é mesmo?

Você segue outras dicas para o seu crescimento e desenvolvimento humano e sua busca pela felicidade? Conte pra gente nos comentários!

 

Fátima Cruz


Avatar

Fátima Cruz

Pós graduada em Administração de Recursos Humanos, Master em Coaching e em Programação Neurolinguística-PNL, Co-autora do livro "Os segredos da prosperidade" da Editora Saphi, Co-autora do livro "Seja sua melhor versão" da Editora Saphi e autora do livro "Amor à moda antiga - Poemas, palavras e sentimentos" editora Chiado Books. Atuando na área de desenvolvimento humano, através do coaching e PNL e consultoria para pequenas e médias empresas. Workshops, treinamentos e palestras.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *