9 formas para lidar com o sentimento de solidão

 Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que quase metade das pessoas se sentem sozinhas (46%) ou abandonadas (47) às vezes ou sempre. O estudo, organizado pela empresa de seguro de saúde Cigna, também revelou que um a cada quatro norte-americanos raramente ou nunca sente como se houvessem pessoas que as compreendessem.

Para aprender a lidar com essa sensação, o site The Cut conversou com sete terapeutas, psicólogos e assistentes sociais sobre o assunto. Confira o que cada um deles tem a dizer.

1 – Descubra o motivo da sua solidão

O principal conselho dado às pessoas que se sentem sozinhas é que elas superem a solidão. Mas a psicóloga Juli Fraga insiste que, para isso, primeiro é necessário saber o que causa esse sentimento. “Se você se sente sozinho porque falta profundidade e significância em suas reações, ou você sente que pessoas, inclusive amigos, não te conhecem de verdade, pode fazer sentido examinar o que está interferindo no jeito de construir intimidade”, diz. “Uma vez que você identificou a razão pela qual você se sente sozinho, você pode aprender a remediá-la.”

2 – Divirta-se sozinho

“Muitas pessoas desejam uma companhia — quase que a companhia de qualquer um — porque elas têm medo do vazio e do desconforto de quando estão sozinhas”, afirma Sherry Amatenstein, autora do livro How Does That Make You Feel?. “Mas se juntar aos outros como uma tentativa desesperada de estar acompanhada de alguém só te deixará se sentindo mais sozinho.”

Inclua na sua rotina atividades que te deem a oportunidade de aproveitar a sua própria companhia. Faça coisas libertadoras, inspiradoras e significativas, que você nunca faria acompanhado de alguém.

3 – Construa amizades

Geralmente, são necessárias seis ou oito conversas com alguém para que essa pessoa realmente te considere um amigo. “Tem sido mostrado repetidamente que, conforme nós somos mutuamente gentis uns com os outros, nos tornamos amigos das pessoas que vemos com mais frequência. Proximidade e repetição são as chaves”, afirma Ellen Hendriksen, psicóloga e autora do livro How to be Yourself. Afinal, amizades não são feitas instantaneamente.

4 – Use a internet a seu favor

Outra dica de Braga é usar as informações que estão nas redes sociais para começar a interagir de forma saudável com as pessoas. Puxe conversa com amigos quando se deparar com alguma publicação deles e aproveite para combinar um encontro pessoalmente, por exemplo.

5 – Converse com desconhecidos

Puxe conversa com as pessoas que você encontrar no seu dia a dia. “Não pense nisso como um jeito de começar uma longa conversa, mas como uma forma de tornar aquelas breves e aparentemente impessoais interações um pouco mais amigáveis e convidativas”, explica o psicólogo clínico Darin Bergen.

Comente sobre o tempo ou notícias. Conforme for praticando, você poderá aumentar sua rede de contatos e se sentir mais seguro para se conectar com pessoas com as quais você queira construir uma amizade.

6 – Visite sua família

A conselheira Kathleen Smith, autora do livro The Fangirl Life, sugere aos seus clientes que eles revejam suas famílias e pensem na importância delas. “Quando as pessoas começam a escrever cartas para os avós ou a ligar semanalmente para um primo, isso pode ter um grande impacto no humor geral delas”, afirma.

7 – Tenha um animal de estimação

Esta é mais uma dica da psicóloga Juli Braga: “Passar o tempo com um animal de estimação pode ajudar a combater sentimentos de solidão ao nos dar uma explosão de ocitocina [popularmente conhecido como o hormônio do amor]”.

8 – Aceite seu estilo de vida

Se você não é uma pessoa expansiva, não compare a sua vida social com a de pessoas extrovertidas. Isso apenas trará uma sensação de insegurança e desvalorização para você. “Introvertidos não precisam ter um grande grupo de amigos que querem sair o tempo todo. Seja verdadeiro consigo mesmo. Você pode ter um grupo menor de amigos, aproveitar o seu tempo sozinho e ainda estar longe da solidão”, explica Jim Seibold, terapeuta familiar e de casais.

9 –  Persiga objetivos, não pessoas

Seibold ainda aconselha que você se dedique a tópicos do seu interesse, assim, consequentemente você encontrará pessoas que estejam em sintonia com o que você pensa e gosta. Estudar e voluntariar-se em algo são algumas sugestões do terapeuta para fazer boas companhias espontaneamente.

A assistente social Hilary Jacobs Hendel, autora de It’s Not Always Depression, também recomenda que você encontre atividades e interesses que possam te colocar em contato com novos grupos de pessoas.

“Por exemplo, se você gosta de esportes, entre para o time local.Se você gosta de escrever, participe de um grupo de escrita criativa”, indica.

Fonte: Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *