10 Mecanismos de defesa: Você está fugindo da realidade?

Há momentos na vida em que tudo que queremos é fugir da realidade, sabemos que isso não é possível, mas acabamos apelando para medidas prejudiciais e desesperadas.
 Mecanismos de defesa, são maneiras incorretas de resolver um conflito psicológico, que podem levar a distúrbios na mente, no comportamento e, em casos extremos, na somatização do conflito psicológico.

Abaixo você verá uma lista com 10 mecanismos de defesa, a partir dela, você poderá identificar se está usando desse mal na sua vida.

1. Deslocamento

Trata-se do redirecionamento de um pulso (geralmente uma agressão) para um objeto ou uma pessoa. Por exemplo, alguém que está frustrado com seu trabalho e chuta o seu animal de estimação. Muitas vezes sem perceber, as pessoas acabam descontando seus problemas em coisas não relacionadas com o conflito que vivem.
 
2. Sublimação

É bastante semelhante ao primeiro mecanismo de defesa listado, mas nesse caso, o impulso é canalizado para um tipo mais aceitável. Um instinto sexual, por exemplo, pode ser sublimado em um propósito não-sexual, sendo redirecionado para uma atividade aceita socialmente, como uma atividade artística, física ou objetos de pesquisa intelectual.

3. Repressão
 
Este é o primeiro mecanismo de defesa descoberto por Freud. Refere-se ao fato do EGO reprimir desejos e pensamentos que causariam muito dor se estivessem no nível consciente.

4. Projeção

Trata-se da situação em que os indivíduos atribuem os seus próprios pensamentos, motivos ou sentimentos para outra pessoa. Em geral, as projeções mais comuns são comportamentos violentos que levam a um sentimento de culpa e fantasias não-aceitas socialmente. Por exemplo, um garoto odeia seu companheiro de quarto, mas seu SUPER EGO diz que isso é inaceitável. Seu EGO, então, opta por resolver o problema projetando o ódio para o outro, assim, o garoto passa a acreditar que é a companheiro de quarto que odeia ele.

5. Negação

Neste mecanismo, a pessoa bloqueia eventos externos para que eles não possam fazer parte da sua consciência e, portanto, passa tratar aspectos óbvios da realidade como inexistentes.

6. Regressão

A Regressão, refere-se a qualquer retrocesso a hábitos ou situações anteriores, um retorno a padrões de comportamento imaturos.

7. Formação Reativa

Neste tipo de defesa, os impulsos não são apenas reprimidos, mas também muito controlados através do exagero do comportamento oposto. A ocorrência de um pensamento doloroso é substituído por outro, mais agradável.

8. Isolamento

Neste mecanismo, as memórias se divorciam dos sentimentos, para que a pessoa consiga suportar os fatos. Há uma separação de uma memória intolerável para o EGO das emoções que ela produz, assim ela permanece na consciência de uma forma enfraquecida.

9. Condensação

Trata-se de um mecanismo pelo qual os elementos do inconsciente, são combinados em apenas uma figura ou objeto durante o sono.

10. Racionalização

A racionalização é basicamente a troca da razão verdadeira, mas não-aceitável, por uma outra, aceitável. Ou seja, tentamos mudar a perspectiva da realidade por meio de uma explicação diferente. Por exemplo, uma mulher se apaixonou por um homem, porém depois de um mês, ele a abandonou, alegando que ela não o deixava respirar, por falta de auto-confiança. Mesmo depois do terceiro término consecutivo, pela mesma razão, ela conclui: “Eu sabia que este homem era um perdedor” [Psiconlinews]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *