Saúde

Você não deve usar o celular durante as refeições, mas não pela razão que imagina

O celular é o nosso companheiro de sempre, inclusive enquanto comemos. O aparelho já se tornou algo normal em nosso dia a dia. Mas será que sabemos o quanto isso pode ser prejudicial?

Você provavelmente suspeita que existam muitos germes no seu companheiro, não é? Agora você poderá matar suas suspeitas com a certeza, pois um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, testou a quantidade de germes em várias superfícies, descobrindo que o celular smartphone é uma das coisas mais sujas que tocamos.

Os pesquisados, abismados, recomendaram que não usemos nossos celulares durante as refeições, a fim de evitar infecções.

Durante a pesquisa, A Dra. Alysha Elliott coletou amostras das mãos das pessoas e de superfícies comuns no local de trabalho (como botões de elevador e micro-ondas) para expor alguns dos lugares mais contaminados com germes em um escritório.

“Algumas das superfícies com mais germes eram a tela do telefone móvel, o teclado de computador e o banco da cozinha, enquanto maçanetas, mesas e cadeiras eram muito mais limpas”, Alysha conta.

A Dra. Alysha é chefe de microbiologia e triagem na “Community for Open Antimicrobial Drug Discovery” (CO-ADD), uma iniciativa global para buscar novos medicamentos para tratar bactérias resistentes aos antibióticos.

“Os micróbios são a mais antiga forma de vida na Terra, e podem ser encontrados em toda parte e em tudo o que tocamos. Podemos pegar uma variedade de micróbios, tais como bactérias e fungos (incluindo leveduras e bolores), durante a nossa rotina diária. Os resultados são um bom lembrete da necessidade de lavar as mãos, pois a limpeza com sabão e água reduziu o número de micróbios em todas as mãos que testamos”, explica.

Vale ressaltar que nem todas os micróbios são, necessariamente, prejudiciais a nossa saúde. Até pelo contrário, carregamos colônias bacterianas em nossos corpos que são inofensivas e benéficas para o nosso corpo.

“Entretanto, lavar as mãos após usar o banheiro, trocar um bebê e comer é uma maneira simples, acessível e eficaz de reduzir o risco de pegar ou transmitir germes que poderiam levar a infecções como pneumonia, diarreia e gripe”, conclui a Dra. Alysha. [MedicalXpress]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *