A incrível guerra que durou 38 minutos

A Guerra Anglo–Zanzibari foi um conflito militar travado entre Reino Unido e Zanzibar em 27 de agosto de 1896, durou aproximadamente quarenta minutos, e foi a guerra mais curta da história. A causa foi a morte do sultão pró-britânico Hamad bin Thuwaini, em 25 de agosto de 1896 e a sucessão do sultão Khalid bin Barghash. As autoridades britânicas apoiavam Hamud bin Muhammed, pois era mais favorável a eles, como governante. Em conformidade com um tratado assinado em 1886, uma condição para a ascensão ao sultanato era que o candidato tivesse a permissão do cônsul britânico, e Khalid não havia cumprido esse requisito. Os britânicos consideraram este um casus belli e enviaram um ultimato para Khalid exigindo que ele ordenasse suas tropas a irem embora do palácio.

Em resposta, Barghash mobilizou seu exército de 2500 palacianos e montou uma barricada dentro da morada, assim declarando guerra aos britânicos.

Pouco antes de estourar, a Inglaterra, prevendo a encrenca, já havia enviado para a região, uma pequena frota de canhoneiras. Essas embarcações bombardearam a ilha no dia 27 de agosto de 1896, obrigando a rendição do novo sultão de Zanzibar menos de quarenta minutos depois de iniciado o conflito.


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *