Síndrome do pensamento acelerado: Você tem?

Olhe seu relógio, o tempo está correndo. Percebe?

A vida está rápida, o tempo curto e as milhares de informações estão pulando em você. Não é de estranhar que a correria cotidiana tenha consequências tão sérias em nossa saúde.

Todos os dias somos expostos à tanta informação que nos sentimos mal.

“O excesso de informações satura o córtex cerebral, produzindo uma mente hiper pensante, agitada, com baixo nível de tolerância, impaciente e sem criatividade”.

Como está a sua mente?

Tem dificuldade para relaxar a mente e acalmar os pensamentos? Está sempre com aquela sensação de ter muitas coisas para fazer sem saber por onde começar? Esse pode ser não apenas um caso de uma pessoa agitada, mas a representação de sintomas da síndrome do pensamento acelerado.

Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade. Uma possível causa é o excesso de informações às quais somos submetidos durante o dia, condição considerada normal nos dias de hoje.

Estamos levando nossas vidas em um ritmo alucinante, e para notar isso, não é preciso mais que olhar para o lado em um centro movimentado. Basta observar os indivíduos por um momento.

Escravos do consumo, escravos de celulares, escravos do tempo.

Depressão, estresse, síndrome do pânico.

Parece que estamos no caminho errado, não?

Nossa mente está pedindo socorro nos poucos intervalos de pensamentos e preocupações.

Tratamento

Identificou-se com os sintomas? Saiba que o melhor remédio  é esforçar-se para adotar um estilo de vida diferente. Ajuda dormir mais, praticar atividades físicas e incluir o lazer na sua rotina diária. Faça pausas no seu dia, dedique um tempo para contemplar o pôr do sol, ouvir uma boa música e ler um bom livro – sem nenhuma outra atividade simultânea.

Em alguns casos é importante procurar ajuda de um profissional da área, mas sem jamais deixar de continuar tentando adaptar-se a uma nova forma de viver.

“Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.” – Mark Twain

Referências:

 Vivo Mais Saudável, Síndrome do pensamento acelerado: sintomas, causas e tratamento 


Isadora Tabordes

Fundadora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda em Filosofia Moral e Política pela mesma universidade, trabalhando questões sobre o conceito de liberdade com ênfase no idealismo alemão.  Isadora também está presente no Youtube através do seu canal Relatos de Motocicleta.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *