A ciência da vida mental e a sua importância

Inicialmente, a Psicologia era definida como a ciência da vida mental, hoje definimos a mesma como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. Embora a definição tenha mudado, a importância permanece.

A mente humana, é algo extremamente complexo, logo compreendemos que para que tenhamos avanços em respostas, precisamos estudá-la muito. Estudar Psicologia, permite-nos descobrir coisas como a “natureza” da inteligência, das motivações,  das emoções, da aprendizagem, do pensamento e da personalidade, fazendo com que possamos obter uma melhor compreensão do nosso comportamento e do equilíbrio entre a mente e o corpo.

 A partir do momento, em que compreendemos que sempre temos algo a melhorar, percebemos a importância de estarmos atentos à saúde mental, passamos a buscar respostas para o nosso comportamento, e fazendo isso, estamos mais próximos de aumentar a capacidade de lidar melhor com adversidades, de criar um maior espírito de tolerância e tantas outras coisas.

Sem dúvidas, todos nós lucramos conhecendo melhor essa amiga, dita Psicologia, pois com ela podemos melhorar nossa qualidade de vida, podemos compreender nosso cotidiano e descobrir aquilo que nos “mata”.

É certo que ainda existem muitas pessoas com aversão à ideia de procurar um psicólogo e outras que simplesmente não sentem interesse pelo assunto, mas vale promover a ideia de que todos podem ser beneficiados com essa ciência, frequentando um profissional ou até mesmo procurando sobre.

Abaixo, você pode conferir uma animação, mostrando o trabalho de um psicólogo com seus pacientes.

 


Isadora Tabordes

Fundadora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda em Filosofia Moral e Política pela mesma universidade, trabalhando questões sobre o conceito de liberdade com ênfase no idealismo alemão.  Isadora também está presente no Youtube através do seu canal Relatos de Motocicleta.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *