Orientações para uma vida mais saudável – Alimentação

A maior parte de nós humanos buscamos ter uma mais saudável, seja para ser mais dias por aqui na terra, seja para ter um corpo e rosto mais bonitos, ou até mesmo por satisfação, porém com a correria do dia a dia e muitas informações e mitos de uma vida fitness que ficamos perdidos e acabamos seguindo na louca não é mesmo rsrs? Então vamos algumas dicas e orientações de como ter uma vida mais saudável haha

Parte 1 Alimentação

Provavelmente esse é um dos aspectos mais complexos para ajustarmos em rumo à nossa vida mais saudável, primeiro que a enorme gama de alimentos para escolher e segundo a verdades e mitos a cerca de vários alimentos, como o pão, carne de porco, café, açúcar e muitos outros, mas vamos por partes., vamos entender quais são os nutrientes vitais para nosso organismo.

A OMS divide esses nutrientes essenciais em duas categorias: micronutrientes e macronutrientes.

Micronutrientes são nutrientes que uma pessoa precisa em pequenas doses. Consistem em vitaminas e minerais.

Podendos estes serem encontrados em frutas, legumes, vegetais.

Macronutrientes são nutrientes que uma pessoa precisa em maiores quantidades. Macronutrientes incluem água, proteína, carboidratos, fibras e gorduras.

Estes macronutrientes são encontrados em carnes, pães, leite, ovo entre outros, porém a polêmica aqui está em dois grandes e mal compreendidos macronutrientes, carboidratos e gorduras, estão em quase tudo que é alimento, ou seja, nos perseguem, assim como o açúcar, mas por que são tão evitados, demonizados, subestimados e levam culpa de vilão?

Vamos entender quem é quem….

Carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras) são os principais substratos de energia para o nosso corpo, os quais são oriundos através da nossa alimentação.

As gorduras são um dos três principais grupos de macronutrientes na dieta humana, junto com carboidratos e proteínas, e os principais componentes de produtos alimentares comuns como leite, manteiga, sebo, banha, bacon e óleos de cozinha. Eles são uma fonte importante e densa de energia alimentar para muitos animais e desempenham importantes funções estruturais e metabólicas, na maioria dos seres vivos, incluindo armazenamento de energia, impermeabilização e isolamento térmico e proteção dos órgãos vitais.

As proteínas são nutrientes essenciais ao crescimento e manutenção do corpo humano.] Com a exceção da água, as proteínas são as moléculas mais abundantes no corpo, sendo o principal componente estrutural de todas as células, particularmente dos músculos.

 

Os carboidratos são biomoléculas de grande importância biológica e formam a classe de biomoléculas mais abundantes do nosso planeta. Essas moléculas são formadas fundamentalmente por carbonohidrogênio e oxigênio, daí a denominação de hidratos de carbono. Os carboidratos apresentam várias funções, porém a principal função atribuída a essas biomoléculas é a de fornecimento de energia. Vale destacar também que os carboidratos atuam como sinalizadores no organismo, participam da estrutura da parede celular, da estrutura do exoesqueleto de artrópodes e da formação dos ácidos nucleicos.

As fibras alimentares podem ser definidas como resíduos de células vegetais que são resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. Por não serem digeridas, elas não fornecem calorias, entretanto, desempenham importante papel no funcionamento do corpo humano.

Elas podem atuar na regulação do funcionamento do sistema gastrointestinal, aumentar a sensação de saciedade após uma refeição, melhorar as respostas séricas de glicose e colesterol, melhorar o funcionamento do coração e até mesmo atuar de maneira significativa na melhora do sistema imunológico.

 

Sabendo disso vamos dá atenção a um mito muito comum, a de que carboidratos engordam, como vimos anteriormente, a função maestria desse nutriente é o fornecimento de energia para o corpo, logo todas as atividades que fazemos, desde respirar até subir escadas requer energia e quem as fornece é o carboidratos, energia é calculcada em forma de kcal. Cada organismo tem as suas características, mas de forma genérica pode-se dizer que as mulheres gastam de 1200 a 1400 calorias em repouso e os homens consomem de 1800 a 2000 calorias diárias, segundo matéria do Portal IG.

Ou seja, não vai ser 30g de bolo de laranja que contém 86cal e 15g de carboidrato que vai te engordar, fica tranquilo, e das gorduras, lembra de suas funções? Gorduras são fontes de energia para o corpo e cumprem também outras funções, como participar da construção das células, manter a temperatura do corpo, proteger os órgãos vitais, transportar vitaminas e compor as enzimas, hormônios e substâncias que auxiliam o sistema imunológico. Ou seja, manter um consumo moderado de gorduras, aliado a uma rotina de exercícios físicos irá te proporcionar uma saúde clean haha

Um dos grandes problemas dos brasileiros e também o pessoal dos states é que temos a cultura do excesso, da acumulação, quanto mais melhor, e isso também está incutido na nossa alimentação, comemos e comemos muito!!! A exemplo do bolo de laranja, comer 30g de bolo de laranja com uma xícara de café com leite (180 ml aprox.) é um lanchinho de tarde ótimo, porém nós naturalmente não consumimos apenas essa quantidade.

Abaixo está uma lista e uma dieta balanceada e sem extremismos.

Lembre-se: Moderação

 

Banana Presunto Abóbora
Aveia Frango Xuxu
Maçã Carne Biscoito ,Pão, Bolo
Iogurte Peixe Cereais
Feijão Alface Rúcula
Ovo Queijo Abacaxi

 

 


João de Jesus

Graduado em Letras Licenciatura e suas respectivas Literaturas e colunista da revista Vida em Equilíbrio Entusiasta das artes; Literatura, Música e Cinema e de Aviões. "A força da evolução é infinitamente maior que os obstáculos que impendem o caminho." Efeito Sombra

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *