Aos 81 anos, ele escalou montanha de 1.020 metros para homenagear esposa doente

No cume de Buachaille Etive Mòr, um pico escocês a mais de 1.020 metros acima do nível do mar, Nick Gardner, de 81 anos, para para contemplar os picos escarpados, lagos e vales visíveis através das nuvens à deriva.

“É tão emocionante cada vez que ainda me sinto como um menino”, disse ele. “Preciso do meu chapéu, das luvas e da minha jaqueta à prova de vento, mas é absolutamente magnífico. Prefiro estar aqui do que em uma casa com aquecimento central.”

Para Gardner, que se mudou com sua esposa Janet do subúrbio da Inglaterra para um canto remoto das montanhas escocesas aos 50 anos, escalar montanhas se tornou mais do que apenas um sonho de infância.

Dois anos depois de ser diagnosticada com Alzheimer em 2018, Janet, uma ex-professora que também sofre de osteoporose, ficou tão doente que precisava de cuidados 24 horas por dia. Gardner ficou arrasado e decidiu que precisava de um desafio para ajudá-lo a lidar com a situação.

“Quando foi demais para mim aguentar, quando ela foi para o hospital e se cuidou… Eu simplesmente não sabia o que fazer. Nós nos acostumamos com a companhia um do outro 24 horas por dia, 7 dias por semana, por 30 anos. E então de repente ela se foi “, disse ele.

“Fazer essa escalada me permitiu voltar a me concentrar até certo ponto. Tive de encontrar algo desse tipo, caso contrário, teria … problemas de saúde mental. Eu sei disso.”

A tarefa que ele se propôs desafiaria muitos com metade de sua idade – escalar todos os 282 “Munros” da Escócia, ou montanhas acima de 3.000 pés, em 1.200 dias. Ele completou 177 até agora. Em homenagem a Janet, ele está arrecadando dinheiro para as instituições de caridade Alzheimer Scotland e Royal Osteoporosis Society.

Aprendendo sobre a mídia social à medida que avança, ele registra seu progresso no Facebook e no Instagram. Muitas das mensagens em sua página de arrecadação de fundos, onde ele arrecadou mais de 30.000 libras para uma meta de 40.000 libras, são de pessoas que ele conheceu na encosta da montanha.

“Acho que (foi) a terceira montanha que escalei, onde por acaso estava conversando com outros escaladores e por acaso mencionei o que estava fazendo para este desafio. E eles não podiam acreditar … Eles ficaram maravilhados, ” ele disse.

“Obviamente, eu pensei, eu tenho algo aqui. Eu realmente tenho. E eu não percebi o potencial. E então, desde então, quando eu vejo pessoas na colina, eu as paro e tenho uma conversinha com elas , diga a eles o que estou fazendo.”

Créditos:
Redação Conti Outra, com informações de Reuters.
Fotos: REUTERS/Russell Cheyne.

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *