Colunistas

O que é autoconhecimento?

Conceito, benefícios e a importância dele para a sua vida.

Primeiramente, entender o que é autoconhecimento é fundamental para uma vida feliz e realizada.

Autoconhecimento significa conhecer e entender as nossas emoções e nossa personalidade. Dessa forma, conseguimos prever as nossas reações e posturas diante das decepções naturais da vida.

Ademais, ao enxergarmos a nós mesmos, existe a possibilidade de:

  • Destruir pensamentos tristes;
  • Do mesmo modo, acabar com atitudes negativas;
  • Construir uma vida feliz;

Simultaneamente à busca do autoconhecimento, conseguimos aprender mais sobre inteligência emocional, logo, conseguimos pensar com clareza e de forma positiva diante das dificuldades.

Agimos mais com a razão e menos com a emoção cega. Veja abaixo mais sobre o que é autoconhecimento e como ele pode mudar a sua vida. Confira!

Quais os benefícios do autoconhecimento?

Anteriormente, falamos um pouco sobre o que é autoconhecimento e como ele atua na nossa visão de nós mesmos.

Observe abaixo algumas vantagens em se conhecer e entender a nossa personalidade:

1. Coerência

De antemão, saiba que quem possui autoconhecimento é coerente. Dessa forma, suas palavras e ações sempre andarão de mãos dadas, além disso, o autoconhecimento lhe trará maior clareza sobre quais caminhos você deve seguir.

2. Menos estresse

Sob o mesmo ponto de vista, você terá mais clareza sobre si mesmo e agirá de maneira mais correta, nesse sentido, tomará atitudes coerentes e que lhe trarão menos decepções.

3. Melhores relações interpessoais

Outro ponto positivo do autoconhecimento é que você será uma pessoa mais sociável e segura de si, afinal, suas escolhas serão mais conscientes e as decisões serão estudadas de antemão.

De acordo com essas situações, a convivência contigo será melhor, mais leve e muito saudável, de modo que, o autoconhecimento oferece sinceridade e, de certa forma, libertação.

Em conclusão, esses são alguns benefícios do autoconhecimento, contudo, existem outras vantagens em se conhecer bem.

O que é autoconhecimento na prática?

Em síntese, você quer saber como adquirir o autoconhecimento desde já? Confira algumas dicas simples que podem te ajudar!

Se questione:

Nesse sentido, algumas perguntas são fundamentais para você iniciar o processo de autoconhecimento.

Você pode conversar consigo mesmo e anotar algumas coisas, tais como:

  • O que eu desejo?
  • Quais são os meus sonhos?
  • Quais são minhas emoções positivas/negativas?
  • O que preciso eliminar do meu dia-a-dia para ser melhor?
  • Quais metas deixei para trás e quero realizar?

Nesse sentido, você terá a partir dessas respostas algumas dicas que poderão te orientar.

Ou seja, ao se conhecer bem, é possível crescer e desenvolver suas habilidades, dons, emoções e sentimentos. E isso tudo será ótimo para a sua vida pessoal e profissional.

 Fique só alguns momentos do dia

Especialistas e psicólogos nos ensinam a sempre ter alguns minutos diários de solidão, afinal, sozinhos e em silêncio temos a oportunidade de olharmos para dentro de nós.

Leia sobre o autoconhecimento

Acreditamos que ler sobre o assunto pode ajudar muito. Como resultado, você terá ideias de como se conhecer, além disso, verá possibilidades reais de melhoria da sua personalidade e vida no geral.

Portanto, agora que você sabe o que é autoconhecimento não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a se entender melhor e construir um futuro melhor para você, sua família e seus amigos.

 

Fátima Cruz

Master coach/PNL

Transformando vidas

 


Avatar

Fátima Cruz

Pós graduada em Administração de Recursos Humanos, Master em Coaching e em Programação Neurolinguística-PNL, Co-autora do livro "Os segredos da prosperidade" da Editora Saphi, Co-autora do livro "Seja sua melhor versão" da Editora Saphi e autora do livro "Amor à moda antiga - Poemas, palavras e sentimentos" editora Chiado Books. Atuando na área de desenvolvimento humano, através do coaching e PNL e consultoria para pequenas e médias empresas. Workshops, treinamentos e palestras.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *