Descarga com vaso sanitário aberto pode disseminar vírus, alerta pesquisa

Ficar longe de pessoas, usar máscara e lavar as mãos são medidas essenciais para evitar a propagação do novo coronavírus. Mas há outros cuidados a serem levados em conta — dentro de casa, por exemplo, certifique-se de sempre dar descarga com a tampa do vaso sanitária fechada, principalmente quando for fazer cocô.

O alerta vem de um estudo do Instituto Americano de Física, publicado nesta terça-feira (16) na revista científica Physics of Fluids. Já se sabe que o Sars-CoV-2 pode sobreviver no trato digestivo humano e, assim, aparecer nas fezes de pessoas infectadas. Embora ainda não se saiba exatamente se essa pode ser uma via de contaminação, os pesquisadores decidiram investigar o potencial que uma simples descarga tem de disseminar microrganismos nocivos.

O artigo explica que a descarga do vaso sanitário cria muita turbulência e isso pode espalhar bactérias e vírus em geral. Para essa investigação, a equipe usou modelos computacionais que simularam o fluxo de água e ar em um vaso sanitário e a nuvem resultante de gotículas. Os especialistas também simularam o movimento dessas partículas ao serem ejetadas.

Os resultados mostraram que a descarga cria vórtices, que lançam microrganismos no ar a uma a uma altura de quase um metro, podendo ser inaladas ou atingir superfícies. Essas gotículas são tão pequenas que flutuam no ar por mais de um minuto.  Esquerda: Vórtice causado por descarga anular comum. Direita: disseminação em larga escala de partículas de vírus após a descarga (Foto: Reprodução/AmericanInstituteofPhysics)

Esquerda: Vórtice causado por descarga anular comum. Direita: disseminação em larga escala de partículas de vírus após a descarga (Foto: Reprodução/AmericanInstituteofPhysics)

“Pode-se prever que a velocidade será ainda maior quando um banheiro for usado com frequência, como no caso de um banheiro familiar durante um horário de grande fluxo ou de um banheiro público”, disse, em nota, o coautor do estudo, Ji-Xiang Wang.

Mas não se desespere! A solução para esse problema é sempre fechar a tampa antes de dar descarga. Isso diminui a propagação de microrganismos perigosos no ambiente. E claro: mantenha o banheiro (e todos os cômodos da casa) sempre arejados e limpos.

Fonte: Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *