10 traços de personalidade que mostram que alguém pode ter um QI alto

Quando falamos sobre personalidade, nos referimos ao conjunto de características psicológicas capazes de definir o comportamento de uma pessoa. É isso que define os ideias e ações que cada indivíduo é capaz de tomar, propriamente dito. Realmente se refere a identidade daquela pessoa. Dizem por aí que o mais importante na vida de alguém é o auto conhecimento, e talvez, esta seja uma das maiores verdades já ditas.

Um dos fatores que compõe a nossa personalidade é o nosso QI. O QI, ou quociente de inteligência, é um fator que serve para medir o “nível” de inteligência das pessoas. Testes específicos são utilizados para mensurar e avaliar nosso desempenho cognitivo.E a ideia de medir algo tão subjetivo quanto a inteligência, não é algo muito novo. Testes e exames para definir o QI de uma pessoa começaram a surgir no século XX.

Quando pensamos em pessoas muito inteligentes logo imaginamos intelectuais, nerds e pessoas tímidas que estudam muito. Mas segundo a ciência, as pessoas que tem um QI alto podem apresentar outros traços de personalidade bem surpreendentes que fogem desse esteriótipo. Mostramos aqui alguns deles.

1 – Ler muito

Esse é um traço óbvio, até porque várias pessoas inteligentes gostam de ler. Além disso, foi comprovado que o hábito da leitura em si consegue aumentar a inteligência.

2 – Modéstia

O chamado efeito Dunning-Kruger descobriu que os alunos que tinham uma eficiência maior nas tarefas tendiam a subestimar a sua competência porque costumavam achar as tarefas fáceis. Já os alunos que tinham um QI menor superestimavam sua competência.

3 – Palavrões

Geralmente, a maioria das pessoas acha que aqueles que falam palavrões têm um vocabulário limitado. Mas  segundo estudos, dizer palavrões podem mostrar um uso mais inteligente da linguagem. Ele funciona como um recurso adicional que uma pessoa articula pode usar para ter uma maior eficácia na comunicação.

4 – Empatia

Por vários tempos os especialistas achavam que o QI e a inteligência emocional eram coisas separadas. Tanto que o esteriótipo de pessoas inteligentes sem nenhuma habilidade social foi criado. Mas as pesquisas recentes mostram que aqueles tem que um QI alto tende a ter também uma inteligência emocional alta, especificamente na parte da empatia.

5 – Autocontrole

Os estudos mostram que as pessoas comum QI alto conseguem controlar melhor seus impulsos. E normalmente tem um melhor senso de planejamento, objetivos e premeditação.

Um experimento foi feito com dois grupos onde eles eram oferecidos duas opções, uma com resultados menores, mas imediatos, e outra com um prêmio maior, mas mais distante. Aqueles que tinham um QI alto optaram pela opção de esperar.

6 – Curiosidade

As pessoas de QI têm uma curiosidade insaciável. Que se pensado bem faz sentido já que essas pessoas estão sempre em busca de um aprendizado novo e mais conhecimento.

7 – Fica bem sozinho

De acordo com um estudo de 2016, as pessoas mais inteligentes tendem a ter menos alegria ao socializar do que as outras pessoas. Elas gostam mais de ficar sozinhas.

8 – Pensar fora da caixa

Várias pessoas com o QI alto já foram consideradas estranhas ou arrogantes pelo simples fato de quebrarem ou distorcerem as regras, padrões de pensamento e tradições que são impostas. E fazendo isso é que elas encontram as melhores soluções.

9 – Bagunceiro

Com certeza, todo mundo já ouviu de alguém que uma mesa bagunçada é sinal de uma mente bagunçada. Mas de acordo com estudos, essa bagunça pode ser um sinal de QI alto. Em 2012, um projeto de pesquisa da Universidade de Groningen, na Holanda, descobriu que as pessoas prosperam intelectualmente em um ambiente desordenado. E que essa desorganização força o cérebro das pessoas a se concentrar mais.

10 – Observador

Segundo psicólogos, essa é a forma de como o cérebro processa informações. E as pessoas altamente inteligentes se preocupam mais com o que estão observando do que com o que aparenta ser.

Fonte: Fatos


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *