Os 5 grandes desafios emocionais que esta crise nos apresenta

Por Jennifer Delgado

O sofrimento em si não nos ensina nada. Não é um tipo de epifania. Mas a maneira como lidamos com esse sofrimento pode nos tornar mais resilientes, com mais ferramentas psicológicas e mais confiantes em suas habilidades para lidar com as adversidades. Então, quando a dor e os contratempos batem à nossa porta, é melhor nos prepararmos para enfrentá-lo.

Nem sempre podemos evitar as adversidades, mas pelo menos podemos aproveitá-las para crescer .Quando a Grande Peste atingiu Londres e a Universidade de Cambridge fechou, Isaac Newton voltou à fazenda de sua família em Lincolnshire para a quarentena . Anos mais tarde, ele confessou que esse era um dos períodos mais intelectualmente produtivos de sua vida: ele fez as descobertas que apoiariam suas contribuições subsequentes à Física.

A situação excepcional pela qual estamos passando também nos apresenta vários desafios emocionais que, se administrarmos adequadamente, nos permitirão nos fortalecer. Como Viktor Frankl disse: “ Ninguém pode nos redimir de nosso sofrimento ou sofrer em nosso lugar. Nossa única chance está na atitude que adotamos em carregar esse fardo […] A maneira como um homem aceita seu destino e todo o sofrimento que o acompanha, o modo como carrega sua cruz, lhe dá muitas oportunidades, mesmo sob a circunstâncias mais difíceis, para adicionar um significado mais profundo à sua vida ”.

Como enfrentar as mudanças emocionais que esta crise está causando?

1 – Sensação de desamparo e falta de controle

Até recentemente, o coronavírus era uma ameaça distante de outro continente, mas antes que percebêssemos, ele fechou uma cerca ao nosso redor, confinando-se em nossas casas, quebrando nossas rotinas e virando o mundo de cabeça para baixo. Isso nos mostrou que não somos invulneráveis. Isso nos colocou frente a frente com o “horror do incontrolável”, como disse Zygmunt Bauman.

Há pouco que possamos fazer. O fato de que a defesa mais eficaz é ficar em casa e que não podemos proteger como gostaríamos das pessoas que amamos gera um sentimento de desamparo que pode se aproximar do desespero. Achamos difícil aceitar que muitas coisas importantes tenham escapado ao nosso controle. E isso gera ainda mais angústia.

Como lidar com isso?

Mudando o foco. Há muitas coisas que continuarão além do nosso controle. Pelo menos por um tempo. Vamos enfrentá-las. E vamos nos concentrar no que podemos fazer. Podemos lutar ficando em casa. Podemos ajudar pessoas próximas que precisam. Podemos fornecer apoio emocional à distância. Podemos aplaudir das varandas para fortalecer o sentimento de comunidade. Podemos trabalhar em nós mesmos para destacar nossos pontos fortes.

2 – Medo e vulnerabilidade

Uma pandemia dessas proporções ativa nossos medos mais antigos: o medo da doença e da morte. Tememos por nós mesmos e por nossos entes queridos. Percebemos que tudo o que tínhamos como certo não é tão sólido quanto pensávamos. E isso também nos assusta.

Nós descobrimos nossa vulnerabilidade. Descobrimos que não importa o quanto conseguimos, até onde chegamos ou o quanto construímos para tentar nos proteger. Nossas fundações são vulneráveis . E não é uma descoberta agradável.

Como lidar com isso?

Assumindo isso. Todos somos vulneráveis. Apegar-se à ideia de invulnerabilidade é apegar-se a uma ilusão. Este é um bom momento para refletir sobre isso. A vulnerabilidade nos mostra nossos limites e nos ajuda a entender o que precisamos dos outros. Não é uma coisa negativa. Pessoas que reconhecem sua vulnerabilidade tendem a se proteger melhor e evitar situações de risco, como vários estudos revelaram . A vulnerabilidade também atua como uma cola social. Isso nos permite desenvolver uma perspectiva mais empática e nos aproximar dos outros, fortalecendo nossa rede de apoio social.

3 – Isolamento social

Preso em nossas casas e longe de muitas das pessoas que amamos , o isolamento social se tornou uma cruz difícil de carregar. Enfrentamos um desafio emocional difícil, porque os abraços que sempre curaram feridas são agora fontes de contágio.

Muitas pessoas ficaram sem essas presenças consoladoras, tão necessárias em tempos difíceis. E do isolamento social ao sentimento de abandono e solidão, há apenas um passo. E outro em relação à apatia, desânimo e depressão.

Como lidar com isso?

Abraçando essa solidão. Precisamos lembrar que mais cedo ou mais tarde tudo isso acontecerá. Que estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Essa tecnologia, embora insuficiente, pode nos aproximar das pessoas que amamos e nos proporcionar momentos de companhia. Mas também precisamos aprender a lidar com a solidão. Transforme essa solidão em uma oportunidade para refletir. Estar sozinho com nossos pensamentos. Repensar a nós mesmos. Aproveite esse momento de introspecção para apresentar nossas prioridades mais claras.

4 – Sobrecarga de informação

Todos os dias acordamos com novas más notícias para consumir. À medida que o dia avança, o fluxo de notícias é incessante. Os números deixam você tonto. As histórias por trás dessas figuras doem. Nesse cenário, é fácil ficar obcecado e acabar sobrecarregado com tanta informação, indo inevitavelmente para o precipício da infoxicação.

Esse excesso de informação, em que o real não está separado do falso e as certezas do incerto, causa enorme esgotamento emocional . Isso pode nos levar a perder a perspectiva, exagerar o que está acontecendo ou nosso nível de risco e entrar em pânico total.

Como lidar com isso?

Dosando as notícias. O psicólogo inglês David Lewis, que cunhou o termo infoxicação, disse que “o conhecimento é poder, mas a informação não é “. Precisamos ser informados, mas devemos garantir que a busca de notícias não se torne uma obsessão. Essa informação deve se tornar um conhecimento que podemos usar para nos proteger. Portanto, é conveniente limitar o tempo que gastamos nas notícias e, acima de tudo, escolher mídias que não recorram ao sensacionalismo ou ao medo. A chave é: procure informações úteis.

5 – Incerteza sobre o futuro

Um dos maiores desafios emocionais que essa crise está colocando para nós é a necessidade de enfrentar a incerteza. Há muitas coisas que não sabemos. Talvez demais. Não sabemos se vamos ficar doentes. Quando o confinamento terminará? Se uma segunda onda ocorrerá. E, acima de tudo, não sabemos como será o mundo que nos espera lá fora quando tudo acabar.

Essa quadro de súbita incerteza gera angústia e ansiedade. É normal nos preocuparmos com o nosso futuro, especialmente quando ele é apresentado em tons de cinza. Mas essa preocupação pode se transformar rapidamente em uma depressão que nos faz jogar a toalha prematuramente.

Como lidar com isso?

Dando um passo de cada vez. A escritora Erma Bombeck disse: “A preocupação é como uma cadeira de balanço, dá a você algo para fazer, mas nunca o leva a lugar nenhum “. Precisamos lembrar que não devemos resolver tudo imediatamente, apenas temos que resistir um pouco mais. Aprenda a conviver com esses sentimentos, até que possamos sair e recuperar o controle. Precisamos nos concentrar no que podemos fazer aqui e agora. E planeje nossos próximos passos, na medida do possível, em vez de ficarmos presos às nossas preocupações.

Não será fácil. Essa situação nos apresentou muitos desafios psicológicos ao mesmo tempo. Mas quando sairmos de tudo isso, podemos ter certeza: seremos mais fortes emocionalmente e mais bem preparados para enfrentar o que está por vir – o que quer que seja.

Jennifer Delgado / YAHOO

 

Via Pensar Contemporâneo


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *