Como aumentar o poder do cérebro e tornar-se 10 vezes mais inteligente?

Você já confio em uma lista mental que fez para o supermercado e acabou saindo do mesmo traído pelo esquecimento? E aquelas ideias que nos ocorrem justamente quando estamos sem papel para anotar e que tentamos fortemente lembrá-las depois e acabamos esquecendo não apenas das ideias, mas até mesmo que de que iríamos anotar algo.

Nossa memória, não importando a idade, falhará de vez em quando. Seja tentando lembrar algo rapidamente ou lembrando algo a longo prazo, sempre encontraremos espaços em branco ou escorregões na memória.

Às vezes, quando temos muita informação para absorver, passamos pelo que é chamado de sobrecarga de memória e isso também faz com que nossa mente fique em branco, ou simplesmente não conseguimos captar mais informações. É por isso que seus professores desaconselham a realização de exames no último minuto!

Então, como aumentar o poder do cérebro, melhorar sua memória e se tornar mais inteligente? Vamos revelar o segredo disso em um minuto.

A dura verdade sobre o cérebro humano

Se você está procurando maneiras de treinar seu cérebro para aumentar a memória, isso é algo que você deve saber:

A realidade é que nossa mente humana nunca foi criada para memorizar, armazenar ou recuperar uma tonelada de informações.

De volta à Idade da Pedra, nosso cérebro foi projetado para processar o ambiente ao nosso redor e antecipar o perigo. A questão era a sobrevivência: caçar comida, procurar abrigo e segurança, longe de danos e perigos.

Com o tempo, com desenvolvimentos e descobertas, nosso cérebro teve que se desenvolver e se acostumar com o que está diante. A quantidade de informações que agora temos acesso cresceu exponencialmente ao longo dos tempos.

Agora, na Era da Informação, o custo de obter novas informações é tão baixo que acontece na ponta dos dedos – resultando em explosão de informações!

Como temos a capacidade de informações ao nosso alcance, a quantidade de informações que precisamos processar é cada vez maior. À medida que a tecnologia avançou, agora precisamos executar tarefas mais complicadas, o que exige que recuperemos rapidamente informações de nossa memória (escrever, operar uma ferramenta relativamente complicada, atrasar informações como negociar mercadorias, assinar contratos etc.).

Hoje em dia, nosso cérebro se parece menos com órgãos de sobrevivência e mais com máquinas de reconhecimento de padrões. Eles agora precisam processar enormes quantidades de informações, tomar decisões e fazer conexões entre uma infinidade de informações.

O novo desafio do cérebro

Com essa mudança, surgem novas limitações para nossos cérebros. Como temos capacidade cerebral limitada, a quantidade de informações cresce tanto que tudo passa pela nossa mente sem retenção sólida (sobrecarga de informações) e não podemos dizer o que é útil ou não.

Estamos enfrentando um número sem precedentes de tarefas para lidar diariamente – resultando em energia mental que deve ser distribuída entre muitas coisas diferentes ao mesmo tempo.

Quando se trata de memorizar, tomar decisões ou aprender uma nova habilidade, que é mais valiosa para você? Quais habilidades você prefere melhorar e desenvolver?

Como atualizar seu cérebro

Aqui é onde eu vamos ajudá-lo a atualizar seu cérebro. Sim está certo.

Como um assistente ou secretária pessoal, vamos mostrar como você pode aumentar o poder do cérebro e ajudá-lo a classificar sem esforço todas as informações que chegam diariamente a você.

Essa ajuda brilhante é chamada Cérebro Digital .

Ao contrário do cérebro humano, os computadores são ótimos para armazenar informações. É confiável (graças à computação em nuvem), preciso e extremamente detalhado.

Do ponto de vista da computação, a memória envolve três elementos principais:

  1. Gravação – armazenando as informações
  2. Organização – arquivando-a de maneira lógica
  3. Lembre-se – recuperando-o novamente quando precisar

Como um computador, ter um Cérebro Digital funcionará da mesma maneira que essa estrutura de memória para gerenciar como a informação flui para dentro e para fora do seu cérebro.

Aqui está um exemplo:

Ao configurar uma nova conta em um site, devido a configurações estritas de segurança, muitos sites exigem que você crie senhas complicadas com caracteres especiais que você normalmente não usa.

Como resultado, agora você precisa memorizar essa nova senha (Registro), associá-la às outras senhas armazenadas em seu cérebro (Organizar) e inserir essa senha na próxima vez que efetuar login (Recuperar).

Mesmo neste exemplo simples, existem várias partes no processo que tornarão muito fácil esquecer. Como essa nova senha é única, é difícil reconhecê-la com nossos padrões regulares. E se não usarmos a senha todos os dias, é fácil esquecê-la depois de alguns dias. Um dia você tentará recuperar a senha, mas digitar a incorreta repetidamente.

Soa familiar? É uma das coisas mais comuns que acontecem.

É porque a informação é complicada? Não. Uma senha é apenas um monte de caracteres, números e símbolos.

Isso acontece porque nossos cérebros não são feitos para memorizar. Com um cérebro digital, você pode delegá-lo para fazer o trabalho pesado.  

Abrindo espaço para aprendizado e criatividade

Muitas pessoas ficam confusas com armazenamento versus aprendizado nesta era digital.

A aprendizagem requer repetição espaçada, aplicando diferentes modelos de aprendizagem e aplicando essas habilidades. Considerando que armazenar significa ter informações em uma ‘biblioteca’.

Quando você vai a uma biblioteca, empresta um livro para encontrar uma informação específica. Quando você termina, coloca de volta. Com um cérebro digital, isso se torna sua biblioteca pessoal de conhecimento.

Agora que seu cérebro está livre de ter que armazenar informações, ele pode se concentrar em aspectos mais cruciais, como aprendizado, tomada de decisão, resolução de problemas e significado de todas as informações recebidas.

Isso não seria muito mais fácil para você fazer as coisas diariamente? Seja algo tão trivial quanto comprar suas compras ou algo mais complexo, como planejar o que é necessário para um projeto em que você está trabalhando. Seu cérebro digital o ajudará a organizá-lo sem esforço.

Um cérebro digital para todos (não importa quantos anos você tem)

É possível que alguns de vocês possam estar se perguntando se isso é realmente para você. Você pode estar na casa dos 50 ou 60 anos, e a digitalização não é algo que você deseja acompanhar.

Bem, a boa notícia é que ter um cérebro digital não é reservado para a geração Y ou a geração mais jovem. Existem muitas camadas no cérebro digital, e o interessante é que ele está constantemente atualizando de acordo com os novos avanços da tecnologia.

Então, você escolhe o quanto de um Cérebro Digital você deseja adotar em seu estilo de vida existente. A idade não precisa ser uma barreira quando se trata de adotar um cérebro digital! 

 

Via Likehack

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *