O que é a Comunicação Não Violenta na infância?

Pais, vocês sabiam que a forma de se comunicar com seus filhos faz toda a diferença?

Isso mesmo! A CNV – Comunicação Não Violenta é um excelente caminho para exercitar a empatia, observando a situação, expressando seus sentimentos, seus desejos e propondo uma solução.  Segundo Marshall Rosenberg, psicólogo americano que desenvolveu a CNV, fomos criados em uma sociedade que entende violência como um ato violento físico. Marshall trabalhou em escolas e universidades em sintonia com o movimento contra a segregação racial e em mais de 65 países, atuando como negociador de conflitos.

Assim, ele concluiu que não enxergamos que nossas palavras, também, podem ser violentas e transmitir agressividade. Culturalmente, violência é bater, matar, agredir fisicamente, guerrear… Entretanto, na verdade, a violência e agressividade estão veladas pelas nossas palavras, por aquilo que pensamos e dizemos e a forma como expressamos. A violência passiva ou passiva agressiva é um das mais nocivas formas de se comunicar e se relacionar.

Dessa forma, para que a comunicação seja leve e eficaz, o ideal é que não haja julgamentos, antes de emitirmos nossa opinião. Quando nos comunicamos de forma violenta, estamos lançando mão de pré-conceitos e padrões que nos limitam e que não permitem que analisemos a situação com olhar do outro.  Ou seja, empaticamente. Por isso, Marshall afirma que todos precisam de amor e compreensão.  E, somente por meio da Comunicação Não Violenta somos capazes de atingir a qualidade de vida nas nossas relações familiares e com as demais pessoas com as quais convivemos. A CNV pode e deve ser usada em qualquer ambiente ou situação: no trabalho, nas relações de casais, em negociações diplomáticas, em escolas, com amigos… hoje, vamos focar aqui na comunicação entre pais e filhos!

O fluxo da CNV é:

Exemplo de discurso violento: ⁣

    • Você é um bagunceiro, deixa tudo espalhado!
    • Eu fico doida com esta bagunça!
    • Eu não aguento mais você tão bagunceiro! ⁣
    • Se não arrumar em 5 minutos, vou jogar tudo no lixo! ⁣

Exemplo de discurso não violento: ⁣

    • Filho, seu quarto está muito bagunçado
    • Eu fico muito cansada de arrumar tudo sozinha ⁣
    • Preciso de um pouco mais de organização ⁣
    • Você poderia me ajudar arrumando seu quarto?

Desta forma, os pais conseguem manter um diálogo equilibrado com os filhos, sem travar uma luta diária. Os filhos entendem mais facilmente a mensagem passada pelos pais e atendem aos pedidos. Não há necessidade de gritos, ameaças e aborrecimentos. ⁣

A Comunicação Não Violenta é uma forma dos pais e das pessoas atingirem seus objetivos, respeitando o outro. Saber ouvir e saber falar são essenciais, para mantermos um canal aberto e saudável nas relações, não só entre pais e filhos, mas também dentro de toda família. É importante para os pais lembrar que as crianças estão em pleno desenvolvimento e que a construção da base das emoções ocorre entre os 7 a 13 anos de idade. Portanto, neste período é muito importante que os pais abram esta via de diálogo com seus filhos, porque, desta forma, crescerão adultos emocionalmente equilibrados e preparados para enfrentar os desafios futuros.

Desta forma, quando você pratica a Comunicação Não Violenta, você aciona o que chamamos de “escuta ativa” que é ouvir e entender o outro, além de só escutar e julgar. Por trás de uma criança arrogante e violenta, provavelmente, encontraremos pais agressivos.

“O que eu quero em minha vida é compaixão, um luxo entre mim mesmo e os outros
com base numa entrega mútua, do fundo do coração.” 
Marshall Rosenberg

Então, atenção! Que tal praticar a CNV com seus filhos? Tenho certeza de que suas relações se tornarão mais fortes e tranquilas. Quer saber mais, fale comigo e fique ligado aqui e nas minhas redes sociais! Tem muita novidade e artigos interessantes pra você e sua família!

Instagram: https://www.instagram.com/jusleyvallecoach/

Facebook: https://www.facebook.com/jusleyvallecoach/

Site: https://www.jusleyvallecoach.com/

Até a próxima!

 


Jusley Valle

Eu sou Jusley Valle, sou coach, especializada em coaching infantil, coaching para escolas e professores, mentoria para pais e palestrante. ​ Construí minha carreira durante 30 anos, atuando em recursos humanos, sempre focada no desenvolvimento de pessoas.  ​ Possuo mais de 280 horas de desenvolvimento, incluindo a formação de coaching em si, com certificação internacional, coaching escolar, mentoria para pais, comunicação não violenta e coaching infantil.   Sou formada em coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute, acreditado pela ICF - International Coaching Federation e especializada  pelo ICIJ - Instituto de Coaching Infantojuvenil.  Eu ajudo pessoas, famílias, escolas e crianças a lidarem com dificuldades do dia a dia e a atingirem suas metas, por meio do autoconhecimento, desenvolvendo habilidades e competências.  Fique ligado aqui nos meus artigos e siga minhas redes sociais! Tem muita coisa boa pra você e sua família!! Um abraço!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *