As diferentes habilidades se completam

As diferentes habilidades se completam e faz uma equipe ser vencedora.

Em um time de futebol todos os jogadores são diferentes, mas ao mesmo tempo, suas habilidades bem combinadas é o que traz o troféu no final.

Acontece que, muitas vezes, esta mescla de habilidades diferentes também significa a mistura de personalidades diferentes, que  nem sempre convivem em harmonia.

No ambiente de trabalho geralmente não somos nós que escolhemos nossos colegas, e por isso, precisamos aprender a conviver com diferentes temperamentos e comportamentos.

Algumas diferenças que podem causar conflitos no ambiente de trabalho são os variados tipos de humor, as formas de comunicação e o ritmo de trabalho.

Equipe

Enquanto alguns profissionais gostam de bater papo, contar piadas e sair de mesa em mesa conversando sobre os resultados do futebol do final de semana, outros são mais introvertidos e preferem se concentrar no trabalho.

No entanto, o profissional mais focado pode achar que o colega mais comunicativo é inconveniente e lhe tira a concentração, da mesma forma que sua postura mais retraída pode ser interpretada como falta de simpatia.

A forma de comunicação também pode gerar desconforto no ambiente de trabalho. Algumas pessoas usam uma linguagem mais direta e menos formal, e isso, pode parecer ofensivo para alguns colegas que não estão acostumados com esse vocabulário diferente.

União

Vários tipos de personalidades e comportamentos convivem no mesmo ambiente de trabalho, por isso, é importante respeitar essas diferenças e saber que nossa forma de agir pode incomodar os colegas.

Da mesma maneira que queremos que respeitem nossa forma de agir e pensar, devemos respeitar as formas de agir e pensar dos nossos colegas. Claro que tudo isso com bom senso.

Sejam quais forem essas diferenças é importante que: cada membro da sua forma e com suas habilidades, trabalhem para que os objetivos da equipe sejam alcançados.

Imagine um time composto com onze atacantes habilidosos, com certeza teria na defesa um ponto fraco. Da mesma forma que, um time com onze ótimos goleiros teria dificuldades para fazer o gol.

Liderança

Para um líder é importante saber administrar e tirar o máximo dessa diversidade, e acima de tudo, entender que deve adaptar sua forma de liderar cada integrante da equipe.

Atualmente temos as Gerações Y, X e os Baby Boomers,  dividindo o mesmo espaço de trabalho, e isso, faz com que as diferenças de personalidades e comportamentos sejam ainda maiores. E a Geração Z também já está chegando.

Aproveite para aprender com a diversidade. Uma pessoa com uma visão diferente da sua pode lhe ensinar novas formas solucionar questões que para você pareça complicadas.

Saber lidar com as diferenças no ambiente de trabalho é um ponto fundamental para seu sucesso profissional.

Então, esteja aberto para um novo modelo de liderança. Lembre-se que a “União faz a força” e que somos “Eternos Aprendizes”.

E viva as diferenças!

Coach Silmara

http://www.clickidealequilibrio.com.br


Silmara Regina Carlos

Silmara Regina Carlos - Life Coaching, Empreendedora, Educadora e Redatora de conteúdo para a Web. Administro o blog Click Ideal Equilíbrio e sou Coautora do livro - Salto Quântico na Liderança. Meu propósito é ajudar mulheres no seu desenvolvimento tanto Pessoal como no Profissional. O objetivo principal é propor o equilíbrio na vida, incentivando hábitos saudáveis para termos mais Qualidade de Vida e felicidade. Especializada em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *