11 mentiras nas quais acreditamos a vida toda por causa de filmes e séries

É bem verdade que alguns filmes e séries podem nos ensinar muitas coisas. Até pelo contato com elementos que não estão normalmente em nosso cotidiano, com assuntos que não costumamos conversar.

Porém, nem tudo são flores… Muita coisa que parece ser fiel à realidade, não é. Pensando nisso, o site Bored Panda reuniu alguns mitos cinematográficos que, sim, acabam com a nossa infância, de certa forma, mas também nos ensinam algumas coisinhas legais. Confira:

1 – Desfibriladores fazem um coração parado voltar a bater?

Não. Em filmes e seriados médicos, é bastante comum ver a seguinte cena: paciente na cama do hospital, o monitor cardíaco emitindo sinais agudos, mostrando apenas uma linha verde, reta. O médico então se aproxima, carrega as pás do desfibrilador, ordena que todos se afastem e então aplica a alta dose de energia no paciente, cujo corpo dá um salto. O sinal sonoro do monitor cardíaco cessa, as ondas vermelhas reaparecem e tudo fica bem. Apesar de emocionante, isso é uma representação bastante errônea.

Para explicar – e entender melhor – o que acontece, é necessário saber porque a parada cardíaca ocorre. O sistema elétrico do coração controla a capacidade do órgão de bombear o sangue para o resto do corpo. Se o fluxo dessa energia se torna desorganizado ou o músculo cardíaco deixa de responder, normalmente a ação de bombeamento regular é perdida. O sangue deixa de fluir e os tecidos do corpo têm que lidar com a súbita falta de fornecimento de oxigênio.

Bater o músculo cardíaco com uma grande dose de energia elétrica funciona como um Ctrl-Alt-Delete em seu computador (ou Alt + Comando + Esc para os usuários de Mac). Em quase metade dos casos, um único choque faz com que a circulação volte a um ritmo normal se realizado poucos minutos depois do início.

2- O pino de uma granada pode ser removido pelos dentes de uma pessoa extremamente forte, incrível, maravilhosa e ninja?

Não. A pessoa possivelmente arrancaria os próprios dentes fazendo isso e a granada continuaria com o pino.

Com o gatilho acionado, granada de mão explode em até 6 segundos

1. O processo de detonação de uma granada de mão começa quando alguém retira o pino de segurança do artefato. Ele destrava o sistema mecânico que faz a arma explodir

2. Mas não basta só puxar o pino: para acionar a granada, o soldado precisa soltar também o gatilho, essa alavanca na parte externa. Para fazer isso, basta lançar a granada

3. Quando o gatilho é solto, um pequeno peso de metal despenca dentro da granada e se choca contra uma base de metal. A batida gera uma faísca no interior da arma

4. A faísca acende um pavio, um fio de pólvora que leva de 4 a 6 segundos para queimar. Esse é o tempo que a granada deve viajar no ar até atingir o local da explosão

5. Quando o fogo chega à ponta do pavio, as chamas incendeiam o detonador, uma cápsula com combustível inflamável que faz o material da granada – geralmente nitroglicerina – explodir!

6. Na hora do estouro, os gases da explosão se expandem em alta velocidade. Para aumentar os danos, a bomba quebra a embalagem de metal da granada, lançado dezenas de fragmentos de metal em várias direções.

3 – O clorofórmio realmente faz com que uma pessoa desmaie em questão de segundos e fique desacordada por horas?

Não. Em primeiro lugar, é preciso que a pessoa inale a substância por cerca de 5 minutos até apagar totalmente; em segundo, ela não fica desmaiada por muito tempo.

4 – Vítimas de afogamento se debatem e gritam pedindo ajuda?

Infelizmente, quando alguém está se afocando, fica com dificuldades para gritar. É possível que uma pessoa se afogue e morra sem dar sinais disso. Ela geralmente não se debate nem chama a atenção.

5 – É possível atirar com uma arma em cada mão ao mesmo tempo?

Só coisa de filme, mesmo. Mirar dois pontos diferentes e exatos ao mesmo tempo é praticamente impossível.

6 – Processos forenses respondem a todas as dúvidas de um crime?

Não. Eles servem apenas para ajudar a coletar as evidências de um crime.

7 – Silenciadores impedem que as armas façam barulho?

Os silenciadores servem para amortecer o barulho, mas não impedem que a arma, ainda assim, faça som.

8 – Cadeados podem ser abertos com um tiro?

Na verdade, cadeados são feitos de material duro e maciço, e um projétil pequeno não conseguiria estourar um cadeado.

9 – A polícia rastreia ligações telefônicas em questão de 1 minutinho?

Rastrear ligações é um trabalho bem mais complicado do que parece na ficção, e a verdade é que se leva em média 1 hora para conseguir grampear um número telefônico.

10 – É possível conversar com a pessoa que salta de paraquedas com você?

Não, não é. Em queda livre, torna-se no mínimo complicado manter uma conversa.

11 – É mesmo necessário esperar 24 horas para avisar a polícia sobre o sumiço de uma pessoa?

Não funciona bem dessa forma, na verdade, você pode pedir ajuda sempre que tiver motivos pertinentes para isso, independente do tempo de desaparecimento.

Fontes:

Hollywood engana: porque a desfibrilação não funciona como nos filmes, Hypescience  | Mega Curioso


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *