Que doenças você pode pegar em banheiros públicos? Fique atento

Você se pergunta isso toda vez que entra em um banheiro público, é melhor tirar logo as dúvidas e buscar sempre se proteger.

Bom, o primeiro passo que você deve dar ao entrar em um banheiro é dar uma de CSI e procurar sinais de sangue. Se não houver, tá tudo limpo. A verdade é que raramente alguém contrai doenças venéreas ou infecções intestinais em vasos sanitários. Isso só rola se houver contato direto de feridas abertas com vírus e bactérias específicos.

E esses micro-organismos só sobreviveriam no banheiro se estivessem nadando em sangue fresco. Tirando o sangue de cena, o maior perigo está nas mãos. Quem se “esquece” de lavá-las corre o risco de pegar hepatite A por contaminação oral-fecal. Exatamente! Isso pode acontecer pelo simples desleixo de levar as mãos sujas à boca depois de encostar na descarga ou na tampa da privada.

Se para secar as mãos só houver toalhas no recinto, abane, passe no cabelo ou deixe tudo molhadão mesmo. Fungos e ácaros, causadores de micoses e sarna, adoram se reproduzir nelas.

Curiosidade relacionada
Um banheiro público limpo concentra 6200 bactérias por cm2.

Fontes: Leonardo Weissmann, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Americana de Microbiologia.


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *