Todo mundo fica nervoso ou ansioso de tempos em tempos – ao falar em público, por exemplo, ou quando está passando por dificuldade financeira.
Para algumas pessoas, porém, a ansiedade se torna tão frequente, ou tão forte, que começa a tomar conta da vida delas.
Como saber se a ansiedade normal do dia a dia ultrapassou os limites e se transformou em transtorno? Não é fácil.
A ansiedade vem em diferentes formas – tais como ataques de pânico, fobias, ansiedade social… e a distinção entre um diagnóstico oficial e ansiedade “normal” não está sempre muito claro.
E para nos mostrar um pouco sobre esse mal que atinge muitas pessoas, a estudante de fotografia Katie Joy Crawford, de apenas 23 anos, que vive em Baton Rouge, Louisiana, fez essa sessão de fotos que você pode conferir a seguir:
Esta é Katie Joy Crawford
Para seu trabalho de graduação, Crawford decidiu fazer uma série de fotografias que captariam suas experiências com a depressão e a ansiedade. A série — que se chama Meu coração ansioso — é composta por 12 autorretratos evocativos e legendas pessoais, que transmitem os efeitos incapacitantes da doença mental. Crawford levou cerca de três horas em cada foto, usando uma câmera remoto para tirá-las.
“Isso se tornou uma experiência catártica para mim, que levou à cura e autoconhecimento enormes”, Crawford disse ao Buzzfeed. “Quero que aqueles que sofrem, sintam que têm uma voz e uma mão para segurar. Não quero que ninguém se sinta sozinho nunca, já que ansiedade e a depressão podem fazer com que a pessoa se isole”.
Aqui estão algumas fotos e legendas de sua série excepcional…
1. Sobre se sentir como se estivesse sufocando:
Sobre estar preso dentro de sua própria cabeça:
Sobre sentir-se preso em sua vida:
Sobre sentir-se impossibilitado de tomar uma atitude:
“É estranho — na boca do estômago. É como quando você está nadando e quer colocar os pés no chão, mas a água é mais profunda do que você imaginou. Você não consegue tocar no fundo e seu coração pára por um segundo”.
Sobre a oscilação desgastante entre a depressão e a ansiedade:
Sobre se sentir preso:
Sobre se sentir oprimido por seu próprio cérebro:
Sobre sentir ansiedade em relação à dormir:
Para ver a série completa, clique aqui.
Fonte: Auto Ajuda em Foco e Buzzfeed