10 hábitos excêntricos de gênios para você aprender e ficar mais inteligente

Muitas dicas são dadas de como ficar mais inteligente, mas nesse caso, a proposta não é essa. Diferente dessas dicas comuns, os 10 hábitos a seguir são de pessoas consideradas geniais em suas áreas, que pensam e agem de maneira diferente e por isso fizeram grandes feitos.

Confira abaixo como alguns hábitos excêntricos podem te tornar uma pessoa mais inteligente:

1° Hábito: analise o seu mundo

O diretor de vídeo game da Nintendo, criador do jogo Super Mario, Shigeru Miyamoto, carrega sempre uma fita métrica por todos os lados e toda vez que tem oportunidade, mede tudo o que vê pela frente. Inclusive, gosta de adivinhar o peso das pessoas.

Mas como isso pode ajudar?

Miyamoto, com esse hábito, demostra a sede por aprender e entender o ambiente ao redor. Se você possuir um hábito semelhante e buscar entender melhor o seu ambiente, não somente se tornará mais inteligente no processo, como mais consciente do seu mundo. O benefício é melhorar sua percepção do mundo.

2° Hábito: estimule as células do seu cérebro

Conhecido pelo desenvolvimento do motor de corrente alternada, Nikola Tesla também proporcionou avanços na comunicação sem fio, lasers, radar, iluminação, robótica, raios-x e o próprio rádio – que tardiamente teve o reconhecimento de suas contribuições após sua morte em 1943.

Mas além do seu trabalho maravilhoso, ele chamava atenção por sua personalidade singular, o inventor tinha muitos hábitos diferentes, para não dizer estranhos.

Um deles, de acordo com seu biógrafo Marc Seifer no livro “Wizard: The Life and Times of Nikola Tesla” (Gênio: A vida e os momentos de Nikola Tesla), era o hábito de fazer exercícios nos dedos dos pés todas as noites para estimular as células do cérebro.

Como isso ajudaria?

Passando bem perto do hábito do gênio, a reflexologia é uma técnica milenar chinesa que acredita que o estímulo de cada ponto estratégico dos pés reflete em diferentes partes do corpo por meio de terminações nervosas e pode inclusive diminuir o estresse e a tensão muscular, além do uso mais comum para tratar dores físicas.

Encontrar uma forma de diminuir a tensão de seu corpo e mente com técnicas e massagens, proporciona significativo relaxamento físico e mental e com isso facilidade para maior aprendizagem e entendimento sobre os mais variados assuntos.

3° Hábito: seja estruturado

Todos possuem dificuldades para superar, inclusive Amadeus Mozart, que foi diagnosticado com sintomas de Distúrbio de Déficit de Atenção. Para vencer esse problema, ele possuía o hábito de fazer as coisas de forma muito estruturada. A rotina do compositor costumava ser dividida em compor, dar aulas, tempo com os amigos e dormir.

Como isso ajudava?

A estrutura e rotina podem ajudar com sua inteligência porque você passa a criar fortes hábitos saudáveis. Por exemplo, estruturar o seu dia para ler um artigo que ajude a aprender alguma coisa nova, ao longo de um ano terá aprendido 365 coisas novas.

Já imaginou o quanto esse hábito pode proporcionar em uma vida inteira?

Ler mais artigos, livros, ouvir podcasts e usar outros meios de obter conhecimento farão não só seu intelecto crescer como treinará seu cérebro a guardar informações com mais facilidade.

4° Hábito: mude a sua visão sobre o fracasso

Thomas Edison é conhecido por muitas pessoas, também não poderia ser diferente, afinal ele tem registrado em seu nome mais de 2 mil patentes, como a lâmpada elétrica, o fonógrafo, o cinetógrafo (antepassado da máquina de filmar), e muitas outras invenções.

Em comparação com o número de acertos, ele contou ter falhado em 10 mil experimentos.

Edison afirmou: “Eu não falhei, eu só encontrei 10 mil maneiras que não funcionam”. O seu hábito era sempre tentar coisas novas e nunca desistir.

É claro que as falhas fazem parte da vida, mas é preciso ter em mente que não são quem você é e não são permanentes. Algumas pessoas deixam de tentar pelo medo do fracasso e o único meio de realmente falhar é desistir.

Se, por ventura, as coisas não funcionaram como o esperado, você apenas aprendeu que o caminho seguido até então não era o melhor. Continue tentando e nunca desista. Afinal, é necessário se desafiar constantemente para ir além das próprias limitações. O hábito de encarar o fracasso como aprendizado é uma maneira de não desanimar no meio do percurso e continuar avançando.

5° Hábito: tenha um ponto de vista diferente

As leis de movimento e gravidade, não seriam nada sem Isaac Newton. Um homem genial, que tinha o constante hábito de olhar de vários ângulos para as coisas.

Além de sempre procurar um diferente ponto de vista, Newton também costumava pegar um problema e reestruturá-lo, conseguindo assim maneiras diferentes de resolver uma mesma questão.

Como isso ajuda?

Quando você estiver diante de um problema, não se preocupe, leve algum tempo para analisar as maneiras de resolvê-lo. Algumas vezes o mais óbvio não é a melhor resposta.

Reestruturar ou desconstruir um problema certamente irá aumentar suas habilidades para resolver qualquer questão.

Se o seu problema está em ficar horas pensando sobre um assunto sem conseguir chegar a uma conclusão, este hábito vai estimular sua mente a ser mais criativa.

6° Hábito: limite as suas escolhas diárias

Esse todos conhecem, mas poucos identificam de onde nasceu tamanha inteligente, Mark Zuckerberg tornou o Facebook uma das redes sociais mais conhecidas e usadas no mundo com mais de 1 bilhão de usuários.

Zuckerberg, para conseguir essa façanha, leva muito a sério a responsabilidade que seu trabalho exige, por isso um hábito seu o ajuda a se dedicar à rede social para melhor atendê-la.

Seu hábito é curioso e estranhamente simples: ele usa a mesma versão de camiseta cinza todos os dias. A explicação é que isso o permite gastar pouco tempo com preocupações pequenas, como escolher roupas e assim direcionar sua energia para o que considera mais importante.

Se pararmos para pensar em quantas distrações nos tiram o foco daquilo que mais importa, iremos entender o seu hábito.

Ironicamente, o Facebook pode ser uma distração. Por isso, seguir o hábito de Mark é simplificar a vida.

Se concentrar em coisas que aumentem o seu intelecto, agrega valor à sua vida. Limitar suas distrações é um meio prático para garantir rendimento, entendimento e produtividade mais eficazes.

7° Hábito: estude muito

Meio óbvio, não? Mas o assunto aqui é Leonardo Da Vinci, um renomado pintor, que teve seu nome imortalizado através de obras como Mona Lisa. Porém, ele não se restringiu à pintura, logo se aventurou por outras áreas como mecânica, aeronáutica e anatomia.

A sua curiosidade de saber sobre as coisas, fez com que ele mantivesse o hábito de aprender tudo o que podia, sempre que podia.

Da Vinci era de uma genialidade sem limites, a prova disso é que criou projetos de máquinas fantásticas, como o paraquedas muito parecido com o que conhecemos hoje, porém, em formato de triângulo, o que só foi testado 500 anos depois.

Como isso pode te ajudar?

Consequentemente, quanto mais você aprender, mais inteligente se tornará. Mas o que muitos esquecem é que aprender uma variedade de assuntos abre a mente para as inter-relações e funcionamento que diferentes disciplinas têm. Então, saia da zona de conforto, procure o aprendizado em todas áreas.

Por exemplo, um pintor que também estuda química, poderá entender como compostos químicos trabalham juntos e assim saber quais óleos podem ser misturados para alterar a textura das tintas. Estudar com essa percepção da relação entre as coisas dá a oportunidade de olhar para além do óbvio e entrar em um mundo de amplo conhecimento.

8° Hábito: torne-se um estudante para se tornar um mestre

Wayne Gretzky, sim estamos falando do maior jogador da história do hóquei sobre o gelo. Ele quebrou recordes em gols, assistências e pontos ao longo de sua carreira, além de vencer 4 Stanley Cup.

Mas como ele conseguiu? Aconteceu que o estudo do jogo e o treinamento físico dentro e fora do gelo, criaram uma combinação que o colocou no posição em que se encontra até hoje, com alguns recordes que ainda estão para ser quebrados.

É justo dizer que ele é um dos jogadores de hóquei mais inteligentes que existem.

Como pode ajudar?

Gretzky encontrou algo que lhe interessava e estudou sobre, se tornando bom nisso. Escolher uma área que você gostaria de melhorar e tornar-se um bom estudante é a primeira fase de aprendizado.

E não se preocupe em falhar.

Como já aprendemos com Thomas Edison, não conseguir logo de primeira só significa que terá crescido de forma mais inteligente, porque terá entendido o que não fazer para alcançar o seu objetivo.

9° Hábito: utilize temperaturas frias

Ok, você provavelmente está estranhando esse hábito, mas estamos falando de Benjamim Franklin, ensaísta, tipógrafo, líder cívico, cientista, inventor, diplomata e foi um dos escritores da Declaração da Independência e da Constituição dos Estados Unidos.

Ainda que banhos frios sejam considerados bons para relaxar o corpo e dormir melhor, Benjamim Franklin preferia uma alternativa de exposição ao frio que chamava de “banhos de ar”.

Tomar “banho de ar” nada mais era do que ficar sem roupa diante da janela em dias com temperaturas muito frias. Segundo ele, era uma forma de relaxar o corpo.

Como passar frio ajuda?

Devemos ter em mente que ficar nu com a janela aberta pode não ser uma boa ideia, mas com certeza, banhos gelados são uma opção que traz vários benefícios. Seguir esse hábito trará ganhos físicos e mentais.

Principalmente para aquelas pessoas que são muito atarefadas e precisam se concentrar, o banho frio pode se tornar um aliado.

10° Hábito: encontre o melhor lugar para trabalhar

O ambiente em que você está influencia muito, por esse motivo, a Dra. Maya Angelou, escritora premiada, poeta, atriz e ativista pelos direitos civis nos Estados Unidos, costumava ir para um hotel para escrever na solidão.

No livro “Os Segredos dos Grandes Artistas” de Mason Currey, o autor conta que a Dra. Angelou ficava nesse local das 7h da manhã até as 12h30 quando não tinha muita inspiração e quando ia tudo bem, ficava no hotel pelo tempo que sua criatividade permitia.

Como pode ajudar?

Encontrar o seu lugar especial no mundo, onde você pode pensar e funcionar melhorar é o primeiro passo para a criação de algo.  Pode ser um quarto ou quem sabe um simples banco voltado para a bela vista do mar ou para uma montanha. O que importa mesmo é possuir um lugar seu que inspira a criatividade, dá a sua mente a oportunidade de alcançar os níveis que talvez de outra forma não alcançaria.

Encontrar esse lugar especial permite que sua mente cresça e expanda para além das suas capacidades atuais.

[Life Hack | Awebic]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *