Se a água tem oxigênio por que não podemos respirar debaixo dela?

Existem elementos no planeta Terra que servem de base totalmente essencial para a existência dos seres humanos: a água e o oxigênio. Sem algum desses, a raça humana estaria fadada consequentemente à extinção.

Há vários tipos de reações na natureza que geram outras substâncias. Se você reagir de carbono, hidrogênio e oxigênio pode obter a glicose (C6H12O6), reagindo os mesmos elementos de outra maneira pode ter o C2H4O2 (o famoso vinagre). Outra combinação resulta no etanol (C2H5OH).

Já a água é um composto resultante da reação entre o gás hidrogênio e do oxigênio (H2O). E é aí que surge uma dúvida que muitos têm e nosso leitor Victor Reznov resolveu nos mandar: se respiramos oxigênio e a água tem esse elemento em sua composição, então por que não conseguimos respirar embaixo d’água?

A questão é que, o oxigênio que respiramos é um gás formado por moléculas que possuem dois átomos de oxigênio (O2), e a água é formada por duas moléculas de hidrogênio e apenas uma de oxigênio (H2O). Ou seja, o oxigênio que respiramos não é o mesmo presente na água.

Mas afinal: por que o ser humano não consegue respirar a água?

Devido ao fato de o oxigênio estar vinculado a essas moléculas de hidrogênio (que provocam a reação química que gera a água), torna-se impossível respirar embaixo d’água – uma vez que o ser humano não tem ainda (ainda!) nada em seu organismo que faça a separação do oxigênio do hidrogênio (a estrutura de nossos pulmões é adaptada para lidar com o ar, e não com a água).

E por que os peixes conseguem?

O peixes respiram o oxigênio dissolvido na reação que é a água. Esses animais possuem uma estrutura especializada para respirar na água: as brânquias (guelras). Elas são constituídas por finas membranas, dentro das quais circula uma maior concentração de sangue, que recebe o oxigênio da água, ao mesmo tempo em que o gás carbônico é eliminado.

Um dia será possível conseguirmos essa proeza?

Bem, pelo jeito que avança a ciência, o dia em o que o ser humano poderá respirar embaixo d’água pode estar mais próximo do que você imagina.

Uma “guelra artificial” já está sendo desenvolvida por cientistas, e acredite: peixes-humanos poderão começar a surgir! Veja como funciona a “guelra humana”:

1. A respiração aquática começa com uma membrana, que funciona como um filtro, retirando o ar que está dissolvido naturalmente na água doce ou salgada.

2. O ar (representado pelas bolhas) entra em contato com a hemoglobina, uma substância do sangue que funciona como carregadora de oxigênio (O2). As paredes dos tubos estão cheias dela.

3. O próximo passo é levar o oxigênio ao mergulhador. Para isso, a hemoglobina recebe um estímulo elétrico, que faz com que a molécula “solte” o oxigênio que transporta.

4. Na hora de soltar o ar, o mergulhador libera gás carbônico (CO2). O gás, que é a “sobra” da respiração, atravessa as duas membranas da “brânquia artificial” e volta para a água ao redor.

Fonte: How Stuff Works


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *