Fotógrafo polonês foi à Fukushima e documentou como estão as coisas por lá quase cinco anos após o acidente

Mesmo sendo grandes os impactos que um acidente nuclear provoca ao redor da usina danificada, a natureza dá um jeito de prosperar. O mesmo fotógrafo polonês Arkadiusz Podniesinski, que viajou até a Ucrânia para documentar a realidade de Chernobyl, mais de duas décadas depois do acidente. Agora resolve dar a vez para Fukushima.

Em seu relato, ele dá detalhes sobre tudo que encontrou na zona de exclusão de Fukushima. A área afetada se estende por 20 quilômetros ao redor da usina: na chamada zona vermelha, onde a radiação é mais crítica, onde tudo foi abandonado às pressas e nem mesmo trabalhos de descontaminação podem ser conduzidos pelas autoridades japonesas.

As lentes de Podniesinski captaram muito bem os esforços para limpar a região de Fukushima. Sacos pretos são empilhados aos montes no local – eles já viraram praticamente um elemento da paisagem. Dentro desses sacos ficam confinadas as camadas mais externas do solo, que são as mais contaminadas. Mas não pense que isso basta: todas as superfícies expostas à radiação devem ser cuidadosamente higienizadas.

Abaixo você confere algumas fotos inéditas do ensaio que mostram o metódico trabalho de descontaminação, a natureza invadindo Fukushima e o ar de cidade fantasma que a região adquiriu.

Plantas engolem um carro abandonado na zona vermelha de exclusão

pod6479

Essa moto também foi deixada para trás na mesma região

photos-fukushima-exclusion-zone-podniesinski-48

Sacos pretos com solo contaminado viraram elemento da paisagem em Fukushima

photos-fukushima-exclusion-zone-podniesinski-62

Operários têm de descontaminar cada centímetro das casas

pod6614

Supermercado abandonado exibe espessas teias de aranha

photos-fukushima-exclusion-zone-podniesinski-50

“A energia nuclear é a energia de um futuro brilhante”, diz a placa

photos-fukushima-exclusion-zone-podniesinski-64

 

Via Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *