Força muscular é determinada pelo cérebro, diz estudo

Cientistas estimularam atividades cerebrais que controlam os movimentos do braço

Grande parte da força dos músculos é determinada pelo cérebro. É o que descobriu um estudo da Universidade de Ohio publicado no Journal of Neurophysiology na terça-feira (13).

Segundo a pesquisa, essa força não depende apenas das dimensões musculares e dos exercícios físicos, mas também da atividade cerebral que comanda esses movimentos. Isso significa ainda que basta a força da imaginação, sem nenhum esforço, para fortalecer a musculatura do corpo.

Os cientistas estimularam as atividades nas áreas do cérebro que controlam os movimentos do braço. O grupo de cobaias ficou com gesso no braço por quatro semanas e, na metade desse tempo, 50% da equipe fez exercícios imaginários por cinco dias na semana.

Eles precisavam pensar que estavam malhando e moviam repetidamente os membros.

No final do mês, quando o gesso foi retirado, os pesquisadores mediram a perda da força muscular daqueles que ficaram com os braços parados por um mês e dos que fizeram as atividades. O resultado foi que aqueles que movimentaram o membro perderam 25% da força muscular inicial enquanto a outra equipe perdeu 45% da força.


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *