Nutrição

Isotônicos : Beneficios X Malefícios

Os isotônicos são bebidas usadas por maratonistas, ciclistas e praticantes de atividades físicas. Elas são feitas com concentração igual a do sangue : Sódio, potássio e glicose; são usados como hidratante.

Qual a utilidade?

Reposição da água perdida no suor durante a atividade física.

Reposição de carboidratos: o isotônico, quando usado de maneira certa, ´pode ajudar a manter os níveis adequados de glicose no sangue.

Reposição de minerais: Atenção: Só passa ser a reposição de minerais em atividades que duram mais de 3 horas.

Existe algum isotônico natural?

Sim, a água de coco, o único isotônico que não tem contra-indicações- ela é rica em sais minerais como sódio e potássio.

É importante ressaltar que os isotônicos são indicados somente para atletas, e esportistas que praticam atividades físicas, pois contêm um teor de sais minerais elevado indicado somente para quem têm uma perda muito intensa de água e sais minerais através do suor, necessitando de uma reposição rápida, que será obtida com esse tipo de bebida, aqueles que não praticam atividades físicas intensas, poderão causar sobrecarga renal e taquicardia por beber isotônicos.

Vale dizer também que para aqueles que não praticam atividades suficientes para perder muitas calorias, os isotônicos trabalham negativamente, pois eles podem engordar e diminuir suas chances de perder peso.

É fortemente aconselhável limitar o consumo dessa bebida somente para atletas, pois o aumento dos sais na corrente sanguínea pode ser um fator desencadeador para sintomas de algumas doenças, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e insuficiência renal.


Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *