Escolher a profissão que iremos exercer é sempre muito complicado, pois às vezes nem sabemos qual queremos, mas temos que tomar a decisão mesmo assim.
Se você está pensando em mudar de emprego, não existe problema algum nisso, mas é sempre bom fazer algumas perguntas a si mesmo antes de tomar uma decisão desse porte.
1 – Por que você escolheu essa profissão?
Pense em todos motivos que influenciaram sua escolha. Se existir algo a ver com conveniência, dinheiro, prestígio ou com a vontade dos seus pais, talvez esteja realmente na hora de fazer uma mudança.
2 – Ainda há chance de crescimento?
Algumas pessoas decidem desistir de tudo, porque sentem que não há possibilidades para crescer dentro da empresa. Se por acaso, você sabe que ainda há como melhorar na sua carreira, talvez valha a pena insistir um pouco e continuar no mesmo emprego.
3 – O que você faria se mudasse de profissão amanhã?
Tente voltar mentalmente para a sua infância e responda àquela tradicional pergunta feita por seus parentes: “o que você vai ser quando crescer?”. Se sua resposta infantil for diferente da sua realidade de hoje, se pergunte por que isso aconteceu.
4 – O que está impedindo você?
Se o que estiver te prendendo for medo, está mais do que na hora de você começar se perguntar que medo é esse e de onde ele vem. Pois o ideal é que antes de tomar decisões importantes, você trabalhe sua autoestima e autoconfiança.
5 – O que não funciona para você?
Quais são as coisas que mais incomodam você no trabalho? Faça uma lista delas. Se entre essas coisas estiver uma má relação com o chefe, falta de benefícios, colegas de trabalho insuportáveis e um salário muito abaixo daquele esperado, já sabe o que fazer! Em alguns casos, porém, a questão não tem a ver com a função em si, mas com o lugar onde você trabalha. Então reflita!
6 – Como você poderia explorar uma carreira diferente?
Não mude de carreira sem conhecer detalhadamente como é a profissão que você deseja. Se você conhece pessoas que fazem o que você quer fazer, fale com elas.