Áudio que fala em “gradação” de Covid-19 é mentira; entenda o motivo

A pandemia de Covid-19 tem sido um prato cheio para a divulgação de fake news — propositais ou não. A mais recente está sendo propagada em aplicativos de mensagem por meio de um áudio em que uma mulher diz que a Covid-19 seria o termo dado à forma mais branda da doença, que evoluiria até virar o “coronavírus”. Oi?

“A Covid-19 vai aumentando para Covid-20, Covid-21… Ele vai aumentando até chegar no coronavírus, quando não tem mais jeito”, afirma a mulher na gravação. “Eu também pensei que os dois fossem o mesmo, mas o pessoal do hospital me explicou”, diz ela.

O que a mulher afirma, no entanto, é mentira: não existe gradação da Covid-19. O que se pode afirmar, por outro lado, é que os diversos termos ligados à doença podem, sim, causar certa confusão.

Para garantir que você não se engane, a Revista Galileu preparou um glossário. Confira:

Novo coronavírus
Coronaviridae é o nome de uma família de vírus há muito tempo conhecida pelos cientistas. Os microrganismos deste grupo foram chamados de coronavírus porque o termo é a junção das palavras “corona” (que em latim significa “coroa”) e “vírus”. Como revelam imagens desses microrganismos, eles apresentam proteínas ao seu redor (as chamadas proteínas spike) que dão a aparência de terem uma coroa.

Há vários tipos de coronavírus — que provocam doenças diferentes. O Sars-CoV-1 é o causador da síndrome respiratória aguda grave (Sars), que surgiu na China em 2002; já o vírus da Mers é o coronavírus por trás da síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers), identificada em 2012 na Jordânia e na Arábia Saudita. No caso da pandemia atual, estamos falando de um novo tipo de coronavírus, detectado pela primeira vez no fim de 2019 em Wuhan, na China.

Sars-CoV-2
Esse nada mais é do que o termo científico do novo cornavírus. Mas vamos por partes: “Sars” é a abreviação de severe acute respiratory syndrome, que em português é a síndrome respiratória aguda grave, a doença que o microrganismo causa; e “CoV” é uma abreviação de “coronavírus”. Já o número 2 se deve ao fato de que o vírus causa efeitos semelhantes aos do Sars-CoV-1. Portanto, Sars-CoV-2 significa “coronavírus causador da síndrome respiratória aguda grave tipo 2”.

Covid-19
Este é o nome da infecção causa pelo novo coronavírus (ou Sars-CoV-2). O termo é a abreviação de “coronavirus disease” (doença do coronavírus, em inglês). Já o número 19 é uma referência ao ano em que a doença foi observada pela primeira vez.

Fonte: Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *