Preso Num Momento do Qual Não Consegue Sair

7 atitudes para ajuda-lo a sair situação/momento que você está.

“Mas meu bem, olhe para você

Você precisa se levantar, carregar seu próprio peso

Estas lágrimas não vão te levar a lugar algum, querido

Você precisa se recompor

Você está preso num momento

E não consegue mais sair

Não diga que depois vai melhorar

Agora você está preso num momento

E não consegue mais sair.”

Stuck In a Moment You Can’t Get Out Of – U2

 

Não terminamos aquele livro, aquela série, aquele projeto, não emagrecemos os quilos que pretendíamos, não ascendemos socialmente, financeiramente, espiritualmente, não viajamos não realizamos nossos sonhos, basicamente estamos parados, olhando o feed infinito de alguma rede social por aí? Aliás, por que parece que a sociedade parou em um ponto onde não consegue sair?

Que hoje a informação está aí à nossa disposição, já sabemos, que comida, entretenimento também, conforto, nem que seja um pouco também, o que a pós-modernidade trouxe-nos foi facilidades e entretenimento, porém, como sabemos, para um ganho há uma perca, nesse contexto, o que perdemos foi o tempo de trabalho, já que uma das preocupações das pessoas em massa foi o seu entretenimento, que é errado? Não mesmo, porém, a ordem da coisa era você buscar um entretenimento após um longo dia de trabalho, em datas específicas, momentos específicos, porém hoje com a alta gama de meios e opções para se entreter, o mesmo já não é mais um recurso para se desestressar relaxar ou recuperar as energias para voltar ao trabalho ou os afazeres sérios da vida, ai fica a pergunta: para que serve o entretenimento hoje? E o trabalho duro para se conquistar as metas e sonhos? Sim, a geração hoje não gosta de trabalhar, efeito colateral nisso não prosperam também, falta de dinheiro, condições ruins, ambiente desmotivador, sim, tudo isso influencia, porém as gerações passadas trabalhavam duro e sempre dava um jeito, aquele ditado: “quem quer, dar um jeito”, mas hoje vemos que as pessoas nem sabem o que querem ou qualquer coisa serve, não morrendo de fome já está bom…. A geração Z não quer trabalhar. Muitos trocam de emprego a cada três meses. São jovens nascidos entre os anos 1990 e 2000 que valorizam mais o tempo livre, segundo afirma a revista Isto é, e a mesma traz um ponto importante: O avanço tecnológico, a pandemia e sucessivas crises econômicas mundo afora deixaram o futuro da juventude mais incerto. Um fardo pesado para uma geração tão heterogênea, ou seja, essa geração tem um mega desafio a resolver, sim, são obstáculos bem grandes, porém “Estas lágrimas não vão te levar a lugar algum, querido, você precisa se recompor, você está preso num momento e não consegue mais sair”, não vai acontecer um milagre que magicamente, irá resolver o problema, não para a maioria das pessoas, logo a saída é trabalho duro e sacrifícios, a situação não é boa para maioria das pessoas, mas sem fazer algum esforço tenderá a se perpetuar e nada mais angustiante que chegar ao fim de sua vida e vê que você ficou preso em um mesmo lugar, situação a vida inteira…

A solução?

Não diga que depois vai melhorar

Agora você está preso num momento

E não consegue mais sair.”

Você precisa se recompor

Você está preso num momento

E não consegue mais sair.”

Primeira atitude é entender que a coisa não tá legal, aquele ditado “não dá para tapar o sol com a peneira”, não há como esconder a realidade a qual se vive, postar fotinhas sorrindo nas redes sociais, compartilhar reels ironizando situações de nossa vivência, pode pelo menos amenizar nosso sofrimento e nos entreter e trazer algum conforto por um pequeno espaço de tempo, mas as pendências da vida seguem ali, pendente deixando você preso num momento que não consegue mais sair, segunda atitude é entender que não há saída fácil, você precisará fazer sacrifícios para conseguir alcançar suas metas, seja perder peso, seja estudar para uma prova, seja enriquecer, esquece propaganda de redes socais, a vida real não tem tanto brilho e glamour assim, maioria dos dias são duros e desafiantes, a cada dia é uma selva inteira para enfrentar, encare de frente ou sua vida passará e você ficará na mesma, terceira atitude e muito importante: ORGANIZAÇÃO, você primeiro tem que organizar sua casa interna, sim, você precisa se situar, saber como está sua vida, tá acima do peso ? tá em um emprego ruim ? tá devendo só 2 pessoas ? Deus e o mundo, parou de estudar muito tempo? Sua vida espiritual tá mais confusa que a américa central? Caderninho e agenda agora serão seus amigos, estes te ajudam a ser seu guia, abram-os, e comece a escrever, escancare-se para eles, a partir disso você começa a entender como está a sua vida e a começar a buscar caminhos e meios para entrar nos trilhos, outra coisa muito importante: HUMILDADE, por muitas vezes não aceitamos a realidade como ela é por vergonhado do que nós vemos, quem quer admitir que é pobre, feio, gordo, burro? Entenda que você está assim é um fato, o que você pode fazer é se esforçar para sair desse buraco, que se você não tomar as rédeas ficará cada vai mais fundo, sim não fazer nada é ordem direta para piorar a situação, faça o que pode, mais faça, tá sem grana e precisa ir trabalhar em um balcão de açougue? Melhor vestir a capa da humildade e ir buscar seus ganhos honestamente , a vida não é um morango e não dá para ser feliz sem plantar nada, ignorância e pobreza não vão te fazer feliz, não se iluda não confunda simplicidade com pobreza e ignorância, tenha compaixão por si, entenda que você assim como muitas pessoas não tem uma vida top, mas não tenha a auto piedade e cair no conto do coitadismo, acorde cedo, vai à luta que é o nossa quarta atitude, aos saber o que quer e precisa você  tem de correr atrás, busque sempre saúde, conhecimento, seja gentil com as pessoas, não menospreze quem está pior que você (brasileiro tá lascado que ama menosprezar que está pior que  ele), tenha uma vida espiritual saudável, independente de sua crença, peça orientação espiritual a o que você acredita, leia textos religiosos, filosóficos que possam te ajudar (ao final do artigo deixarei sugestões de uns)

“Tente ver essa desgraça

Seu futuro não é mais o que você queria que fosse

Então tente voar, a resposta jaz

Nos céus escuros e zangados (céus escuros e zangados)

Você continua preso nesses campos por toda a vida

Você semeia sementes que nunca crescem, sim

Nenhuma colheita vem como um rompante para alimentar os poucos

Ainda assim você espera, em vão

A mudança deve vir agora mesmo.”

Angels Cry – Angra

Quinta atitude: “Diga com quem tu andas, que direis quem tu és”, não precisa nem pensar muito para entender a lógica do ditado acima, né, busque andar com pessoas que tenha mentalidade e atitudes que o ajudarão a alavancar na vida.

Sexta atitude: assim como você há de andar e se espelhar em quem tem mentalidade e atitudes que são construtivas, não olhe ou se importe com quem tem atitudes e mentalidade destrutivas, fulano fuma? bebe altas quantidades de álcool? não estuda? , foque em você.

Última atitude: Entenda que não há jeitinho, por isso que muitas pessoas se frustram, buscam sempre a saída mais fácil.

“Como você deixa na mão do destino

Por algumas coisas vale à pena lutar

Alguns sentimentos nunca morrem

Não estou pedindo outra chance

Eu só quero saber o porquê

Não existe uma saída fácil

Não existe atalho”

No Easy Way Out –

Robert Tepper

Sugestões de leituras :

  • O poder do Hábito: Charles Duhigg
  • Mais espero que o diabo: Napolleon Hill
  • O mundo de Sofia: Jostein Garder
  • Livros/ artigos religiosos (de acordo sua crença)

 

Canções citadas:

 

  • Stuck In a Moment You Can’t Get Out Of – U2
  • Angels Cry – Angra
  • No Easy Way Out – Robert Tepper

 

Artigos utilizados:

 


João de Jesus

Graduado em Letras Licenciatura e suas respectivas Literaturas e colunista da revista Vida em Equilíbrio Entusiasta das artes; Literatura, Música e Cinema e de Aviões. "A força da evolução é infinitamente maior que os obstáculos que impendem o caminho." Efeito Sombra

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *