Muitos casamentos chegam a um ponto sem volta, mas também é verdade que muitos outros ainda podem ser reconstruídos. Para os casais que, mesmo em grande dificuldade, não querem fazer parte das estatísticas de divórcio o trabalho reparador se faz urgente.
Não existe fórmula mágica, mas os passos descritos abaixo podem facilitar as suas reflexões:
1. Volte os olhos para si mesmo
É muito comum olhar para os erros do outro, transferindo toda a responsabilidade para ele. Você só pode mudar as suas próprias ações e então provocar a mudança no relacionamento. Por isso é fundamental assumir o que lhe cabe nas dificuldades que se acumularam.
2. Crie uma imagem mental do que você deseja para o seu casamento
É importante saber o que você quer, só a partir disso será possível saber o que você precisa fazer para desenvolver a sua parte. Visualize o que seria ideal para você e acredite que você pode iniciar esse trabalho.
3. Faça do relacionamento a sua prioridade
Compartilhe com seu cônjuge o seu desejo de melhorar e manter o relacionamento. Demonstre seu interesse priorizando tempo, esforços e dedicação à reconstrução da união de vocês.
4. Comunique suas necessidades
Falhas na comunicação são comumente fonte de desentendimentos e conflitos intensos. Fale de forma clara do que é importante para você na reconstrução do casamento e peça feedbackde seu parceiro. Lembre-se que o amor não vem acompanhado de “bola de cristal”, seu cônjuge não pode adivinhar suas necessidades.
5. O toque é fundamental
Recuperar o prazer do toque é um passo elementar na reconstrução de um relacionamento amoroso. Isso inclui um simples carinho, afago, pegar nas mãos, beijar, mas não se pode esquecer da importância da intimidade sexual.
6. Sair da rotina é um grande passo
Procure saber o que faria os olhos de seu cônjuge brilhar e surpreenda-o amorosamente. Pense em algo que pudesse provar o quanto você ama e quer agradar a pessoa que escolheu para passar a sua vida.
7. “Seja a mudança que você quer ver no mundo”
Essa máxima de Mahatma Gandhi é perfeita também para o seu casamento. Saia do papel de expectador e aja a favor do relacionamento que você quer. Nenhum sentimento menor pode atrapalhar sua decisão de consertar o que foi quebrado.
8. Evite comentários infrutíferos
Familiares e amigos, mesmo querendo ajudar, estão envolvidos emocionalmente e, dificilmente, conseguirão ser imparciais nos conselhos. Também é muito importante manter a privacidade de seu relacionamento.
9. Persista afetuosamente
Nenhuma mudança acontece do dia para noite, você precisa estar disposto a enfrentar da melhor forma as situações desagradáveis. Nenhum relacionamento é absolutamente perfeito, até porque nenhum cônjuge o é. Persista na sua decisão dando o seu melhor por conseguir o seu intento.
10. Aceite que o relacionamento é uma via de mão dupla
As coisas não podem ser exatamente como você quer, afinal, você não é a única pessoa envolvida, certo? É preciso muito diálogo para aparar as arestas e definir novas e promissoras ações juntos; reconstruir um casamento só é possível a dois.
Não poupe esforços por reconstruir seu casamento, procurando envolver amorosamente o cônjuge no mesmo trabalho. Busque criar uma energia boa e renovadora capaz de transformar o seu lar
Fonte: Família