5 mitos sobre o corpo humano que com certeza você já ouviu falar

Sempre ouvimos muitas opiniões de aspirantes à profissionais da saúde. Mas, afinal, o que é mito e o que é verdade? Veja abaixo:

1- Você não consegue perder peso pois tem um metabolismo lento

Remedios-caseros-para-bajar-de-peso-rapidamente-1
Claro que você pode não ser uma daquelas pessoas que comem lanche e pizza todos os dias e não engordam quase nada. Mas em relação a perder peso, isso não interfere em nada. Isso está mais ligado ao seus objetivos e disposição para perder peso, logo, disposição para praticar um exercício físico e fazer uma dieta acompanhada.

2- Pés chatos são mais propensos a terem lesões

tattoo_1-660x330

Durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de soldados com potencial foram rejeitados simplesmente porque tinham o pé chato. As autoridades acreditavam que essa condição poderia deixá-los mais propensos a lesões e prejudicar o desempenho das tropas. Será?

Em 1989, na base de militar de Fort Benning (EUA), cerca de 300 soldados foram estudados. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que tinham pé chato, na verdade, eram menos propensas a lesões do que aquelas com arcos normais ou mesmo um peito do pé alto.

Os resultados mostraram que os soldados que tinham os pés arqueados sofreram o dobro de lesões, como distensões e fraturas por estresse, do que aqueles que tinham o pé chato. Isso significa que, durante todo este tempo, as pessoas foram rejeitadas em alistamento militar sem necessidade.

3- Pelos depilados crescem mais grossos
1366040352124755

Isto é apenas uma ilusão de ótica.  Quando o pelo cresce de volta, parece mais escuro porque é perpendicular à sua pele por um tempo. Isso faz com que pareça mais grosso.

4- Dentes brancos são saudáveis

tratamento-para-dentes-amarelados

Embora cada pessoa tenha uma tonalidade natural para seus dentes – em geral, levemente amarelada -, que combina com a cor da pele e o cabelo, boa parte das pessoas idealiza um “sorriso perfeito” total e extremamente branco. Logo, alguns pacientes acabam associando a presença de dentes brancos ao conceito de melhor saúde oral.

Vale observar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma boca saudável é aquela que apresenta ausência de dor orofacial, cânceres, feridas, defeitos congênitos, cáries,perdas dentárias e outras doenças ou distúrbios que afetem a cavidade oral. A cor do esmalte dentário, portanto, não possui relação alguma com a saúde da arcada dentária.

O escurecimento dentário, embora possa causar grande incômodo estético, é uma característica comum do envelhecimento e da exposição constante aos fatores como alimentos ou bebidas com forte corante, alterações no fluxo sanguíneo e consumo de medicamentos do grupo tetraciclina durante o período de desenvolvimento dos dentes.

O tratamento de clareamento dentário, por sua vez, não promove nenhum tipo de ação que torne o dente mais ou menos saudável. O gel utilizado nesse processo possui agentes que se decompõem quando entram em contato com a saliva, produzindo moléculas de radicais livres que criam o efeito de clareamento. Apenas isso.

O que determina a saúde oral, portanto, não é a cor dos dentes, mas o cuidado que cada indivíduo dispensa a eles. Por isso, não deixe de manter uma alimentação sempre balanceada, fazer a higienização adequada — sem esquecer do fio dental — e de se consultar com o dentista a cada seis meses, pelo menos.

5- Se sair com frio ou chuva vai apanhar uma gripe

alergias-inverno-rinite-alergica-alergia

A única verdade é que, no inverno, ficar em espaço fechados aumenta a possibilidade de propagação do vírus. Há a possibilidade de que sair no frio diminua a resistência a uma infecção que já tem, mas a gripe é causada por vírus e, por isso, a chuva e o tempo frio não o transmitem


Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *