Os 5 lugares mais radioativos da Terra

A radioatividade é um fenômeno no qual substâncias ou elementos químicos são capazes de emitir radiações. Pode ocorrer por processos naturais ou artificiais. O uso da radiação é muito variado, desde impressionar placas fotográficas, a ionizar gases, ou produzir fluorescência. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. Foi observada pela primeira vez pelo francês Henri Becquerel em 1896 enquanto trabalhava em materiais fosforescentes.

Apesar de utilizados com frequência, a maior parte dos materiais radioativos são mortais para o ser humano. Muitos são os acidentes envolvendo usinas nucleares, que deixam regiões inteiras devastadas e inabitáveis à vida humana.

Confira a lista dos cinco lugares mais radioativos do planeta:

05 – Cooperativa Química Siberiana, Sibéria/Rússia

1

Siberia é o lar de uma das maiores indústrias químicas do mundo. A Cooperativa Química da Sibéria é responsável por quase 125 mil toneladas de lixo tóxico que contamina o lençol freático da área. Um estudo mostra também que o vento e a chuva trazidos da região contaminam a vida selvagem, causando altos níveis de mortalidade entre os animais.

04 – O Polígono, Cazaquistão

2

Região famosa pelos projetos soviéticos de bomba atômica, e testes das mesmas, o local atualmente é completamente abandonado. O Polígono é o local com a maior concentração de explosões nucleares no mundo. Quase 200 mil pessoas ainda sofrem com os efeitos da radiação.

03 – Mineradora e Cooperativa Química de Mailuu-Suu, Quirguistão

3

Mailuu-Suu é um dos lugares mais poluídos do mundo, no qual a radiação não vem de bombas nucleares, mas da mineração de urânio em larga escala, bem como das atividades de processamento que já foram realizadas na região. Há quase 2 milhões de metros cúbicos de lixo poluente na área.

02 – Chernobyl, Ucrânia

4

Chernobyl é um lugar altamente contaminado, lar de um dos maiores acidentes nucleares da história. O acidente radioativo de Chernobyl afetou seis milhões me pessoas na área e causou mais de 4 mil mortes (algumas fontes afirmam que o número de mortes chega a 93 mil). O acidente nuclear de Chernobyl emitiu 100 vezes mais radiação d que os ataques em Hiroshima e Nagasaki.

01 – Usina de Fukushima, Japão

5

O terremoto em Fukushima é a ameaça nuclear mais duradoura do planeta. Foi o pior acidente nuclear da História, desde Chernobyl. O terremoto provocou o derretimento de três reatores, e a radiação proveniente do vazamento pode ser detectada a 320 km do local.

O que acontece se uma pessoa ficar muito tempo nesses locais?

As pessoas em algumas horas podem começar a desenvolver sintomas de envenenamento por radiação: náuseas, seguidas de tonturas, com vômitos e diarreias. Posteriormente, essas pessoas correm um sério risco de desenvolver diversos tipos de câncer, principalmente na tireoide.

Fonte: Mega Curioso


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *