Você está em um grande debate com seu amigo sobre um assunto que estudou, mas na hora de citar aquilo que irá salvar seu argumento, sua memória te deixa na mão. Ah, é extremamente irritante, principalmente se você dedicou-se ao assunto, mas acontece.
Outro problema realmente complicado é a dificuldade de focar. Você fecha seu facebook, vai para um lugar tranquilo e procura focar somente no conteúdo a ser estudado, mas pega-se divagando, pensando em qualquer besteira bem distante daquilo que é necessário.
A verdade é que, mesmo parecendo que o problema é somente externo, nem sempre é. Muitos fatores internos podem atrapalhar.
Quando não conseguir focar, tente lembrar de sua última refeição, porque, acredite ou não, os alimentos que você escolhe colocar em seu corpo podem ter uma influência enorme no auxilio de suas capacidades.
Os alimentos que comemos tem um impacto direto sobre o sangue (e oxigênio) para o nosso cérebro, assim como os níveis de energia e rapidez. Devido a isso, nossas escolhas dietéticas afetam não só nossos níveis de energia, mas também o tempo em que seremos capazes de manter o foco.
Você não é impotente em sua batalha com a mente para lembrar e focar. Você controla seu corpo e escolhe como irá alimentá-lo.
A seguir 10 dicas de alimentos que poderão ajudar.
1. Mirtilos
O Mirtilo é um fruto extremamente saudável, de alto valor anti-oxidante, contendo elevados níveis de vitaminas C e K, bem como minerais essenciais como potássio. Ele é muito útil para proteger as células do cérebro contra efeitos negativos do estresse e ansiedade, auxiliando a comunicação entre os neurônios e melhorando nossas funções cognitivas.
2. Abacates
Não deixe-se levar pelo alto teor de gordura do abacate, eles contêm gorduras monoinsaturadas, que são realmente boas para você! Altos níveis de vitaminas C, K e B, bem como folato, significa que o abacate pode ajudar a prevenir a formação de coágulos de sangue em seu cérebro, melhorando o fluxo de oxigênio, e com isso aumentando sua capacidade de concentração.
3. Peixe gordo
Truta, cavala, atum, salmão, especialmente, são os peixes gordos mais populares. Repletos de DHA (ácidos docosahexaenóico) e ômega-3 ácidos graxos, logo, não é de admirar que estes peixes são recomendados para quem quiser melhorar a sua memória, o poder do cérebro, e concentração.
4. Sementes de linho
Estas sementes são a melhor fonte de ALA (ácido alfa-linolênico), que é uma gordura saudável que faz maravilhas para o seu córtex cerebral, mantendo-o saudável e totalmente funcional. A função do córtex cerebral é processar informações sensoriais (visão, paladar, tato, etc.), por isso é uma parte integrante do seu ser capaz de focar adequadamente, e compreender, informações. Sementes de linhaça também contêm zinco, que é um mineral que é ótimo para afiar sua memória.
5. Nozes
Amêndoas e nozes em particular, são excelentes para ajudá-lo a aguçar a sua memória e concentração. Elas são ricas em ALA, antioxidantes, bem como as vitaminas B6 e E, que mantêm o sistema nervoso e preserva totalmente células cerebrais funcionais, além de proteger dos possíveis danos que poderiam levar a uma má foco, memória e concentração.
6. Beterrabas
Beterraba contêm nitratos naturais que se abrem os vasos sanguíneos em seu corpo, e ao fazê-lo melhora o fluxo de sangue (e oxigênio) para o seu cérebro – escusado será dizer que isso irá melhorar significativamente o seu desempenho mental e memória. Eles também estão cheios de antioxidantes que ajudam a reduzir as toxinas em seu sangue.
7. Óleo de coco
O óleo de coco é rico em TCM (triglicéridos de cadeia média), que têm sido associado com a melhoria da memória e concentração. Este óleo também está cheio de agentes anti-inflamatórios que também trabalham para melhorar a sua funcionalidade cognitiva
8. Açafrão-da-terra
Açafrão-da-terra, também conhecido como Cúrcuma, é cheio de agentes anti-inflamatórias que ajudam a impulsionar a atividade antioxidante em nossos corpos e melhorar o fluxo de oxigênio para o cérebro, deixando-nos alerta e focado.
9. Alecrim
O Alecrim é cheio de ácido carnósico; o que ajuda a proteger o cérebro de vários fatores negativos que estão ligados à doença de Alzheimer.
10. Chocolate escuro
O chocolate escuro é cheio de nutrientes e minerais, tais como ferro, magnésio, zinco e potássio. Bem como sendo uma grande fonte de antioxidantes, ele também melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando a sua concentração e seu foco. Lembre-se, isso se aplica ao chocolate escuro, e não para a maioria das barras de chocolate de leite altamente processados.
Lista traduzida do site Life Hack