A misteriosa cidade chamada Acciaroli, se encontra ao sul da Itália. Trata-se de um lugar pequeno que acabou despertando a curiosidade da comunidade científica por ter mais de 300 habitantes que já passaram dos cem anos de vida, e agora muitos querem saber o segredo da longevidade dos italianos.
Alguns estudos da Universidade da Califórnia, em parceria com a Universidade de Roma La Sapienza, investigam por que a população é tão saudável.
Talvez você já tenha ouvido falar em Acciaroli, a cidade já era conhecida por apresentar baixos riscos de Alzheimer e doenças cardíacas, no entanto, essa é a primeira vez que seus habitantes estão sendo diretamente observados.
A pesquisa inclui uma análise genética da população, assim como seus hábitos diários. Os resultados podem ajudar o mundo inteiro na busca por uma vida longa.
Até agora, o principal motivo destacado está relacionado à alimentação. A dieta em Acciaroli é mediterrânea, com peixes, azeite e muito alecrim. O tempero possui inúmeros benefícios, como melhorias na memória, na saúde do cérebro e propriedades anti-inflamatórias.
Um outro motivo que também pode esta associado à longevidade dos habitantes é o hábito de caminhar. Como a cidade está na costa de uma montanha, as várias subidas exigem condicionamento físico, adquirido com o tempo.
Essa foi a primeira equipe de cientistas autorizada pelo governo a estudar os hábitos da população. Eles pretendem extrair amostras de sangue e distribuir questionários por seis meses, a fim de traçar um panorama sobre a saúde dos habitantes de Acciaroli. Tudo isso para que no futuro possamos aprender um pouco com eles.