Pesquisa sugere que jogar Pokémon GO está ajudando pessoas com depressão

A Nintendo acertou em cheio com o Pokémon GO, o jogo mal foi lançado para celular e já parece estar “mudando o mundo”.

O sucesso do game é extremamente grande, além de ter vencido o tinder no número de usuários americanos, ele também tem apresentado benefícios para pessoas que têm depressão.

O primeiro a perceber esse fenômeno foi o pesquisador especialista em saúde mental, John Grohol, no Psych Central.  Pois analisando o Twitter, ele encontrou diversas menções ao jogo e as formas que ele está ajudando pessoas depressivas.

O Pokémon GO me mudou muito para melhor em apenas uma semana. Tenho depressão e ansiedade, e o jogo me ajudou a sair de casa“, escreve a usuária Lara.

O game já é um tratamento bem melhor para a minha depressão do que qualquer coisa que o meu médico tenha prescrito ou meu terapeuta recomendado“, afirma o usuário Jesseanne Pope.

Certamente, a Nintendo e a Niantic não desenvolveram o jogo visando tratar pessoas com depressão, mas com certeza poderemos aproveitá-lo também dessa maneira. O app ainda é muito recente para ter seus benefícios cientificamente analisado por especialistas. Porém, o que jogadores que sofrem de depressão como Lara e Jesseanne têm relatado é que o game as encoraja a sair de casa, caminhar, conversar com outras pessoas e explorar o mundo que está ao redor deles.

Como aponta Grohol, apesar da experiência ser online, para alguém que sofre com depressão ou algum outro distúrbio de humor, a ideia de realizar as tarefas descritas acima pode parecer impossível.

Vale lembrarmos novamente que ainda não há nenhuma comprovação científica sobre os benefícios do jogo, e que o indicado para quem sofre de depressão é se consultar com especialistas da área. Fora isso, aproveite seu jogo!

[Revista Galileu]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *