NÃO SEJA A SEGUNDA OPÇÃO DE NINGUÉM

Devemos sempre dar o nosso melhor, sermos inteiros e intensos naquilo que nos propusermos a fazer e a viver, seja em casa, na escola, no trabalho, seja nos círculos sociais. Dessa forma é que encontraremos as pessoas certas para nossas vidas e os lugares a que pertenceremos de fato. E, quanto mais verdadeiros e completos formos, menos suscetíveis estaremos de receber de volta retornos incompletos, gente do avesso e sentimentos inacabados.

Encontraremos, pelo caminho, pessoas que não se dispõem a se entregar, por medo de verem aquilo que doaram sendo usado contra elas, por insegurança quanto à forma como as enxergarão ou por mero egoísmo. Além disso, em tempos de denúncias virtuais e de competitividade acirrada em todos os setores da vida, faz-se necessário termos cautela em relação às pessoas com quem dividiremos nossas verdades.

Ainda assim, arriscarmo-nos a ser o que temos, a doar o que somos, a dizer o que pensamos, é a melhor maneira de nos possibilitar a realização de nossos desejos e sonhos junto a alguém que nos receba de braços abertos. Vivermos na defensiva em relação a tudo e a todos que nos cercam acabará por diminuir todo o potencial de felicidade que o mundo prepara a cada um de nós.

Existirá quem virá até nós somente quando estiver solteiro e não quiser sair sozinho, quem nos procurará somente porque ninguém mais quis ir àquela balada, quem utilizará nossas habilidades somente se o outro funcionário faltar ao serviço, quem nos cumprimentará somente quando estivermos acompanhados de alguém popular. Isso não poderemos permitir e deveremos deixar bem claro que não aceitaremos ser estepe de ninguém, em circunstância alguma.

Quando estivermos sendo sinceros, vivendo aquilo em que acreditamos, com inteireza e transparência, priorizando quem queremos junto a nós, não poderemos aceitar de volta nada menos do que cumplicidade e doação verdadeiras, pois também teremos o direito de ser prioridade na vida do outro. Porque nossa completude não se preencherá, caso nos percamos nas migalhas alheias.

Que a gente se encontre e encontre o caminho que nos cabe junto a quem nos valorize e nos ame em primeiro plano, no primeiro tempo, desde sempre e para sempre.


Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *