Em um belo dia, resolvi ir ao casamento de um jovem e feliz casal. Fiquei admirando toda a situação. Uma linda cerimônia, eles se deram as mãos e olharam nos olhos um do outro durante todo o tempo, e pude ver a noiva sussurrando “Eu te amo” para o noivo. Estavam visivelmente prontos para o próximo passo da jornada, até que o oficiante do casamento, um homem mais velho, começou a aconselhar o casal. Recostei-me em minha cadeira, preparando-me para as frases “amá-la todos os dias” e “ser melhores amigos um do outro” que ouvimos o tempo todo.
Mas para a minha surpresa, o que ele disse foi algo bem inusitado:
“Em alguns dias, vocês irão acordar e não vão gostar um do outro”.
Ué, o que está acontecendo? Ele está sendo hostil no casamento de alguém?
“Em outros, um de vocês acreditará que está certo, enquanto o outro acreditará que está certo também. E cada um irá para um canto da casa e pensará: ‘Bem, sei que estou certo! E não vou dar o braço a torcer, pois é ele que precisa fazer isso!’”.
“Há quatro palavras que irão resolver este problema, todas as vezes.” Em seguida o homem virou-se para o noivo.
“Quando sentir, durante uma discussão, que você está certo e ela está errada, você deve respirar fundo, ir até ela e dizer: “Provavelmente você está certa!”.
Após isso, o oficiante virou-se para a noiva e disse: “E quando você achar que ele tenha feito algo errado e estragou o seu dia, você deve ir até ele e dizer: “Provavelmente você está certo!”.
“Provavelmente você esteja certo(a)!”
Essas 4 palavras são mágicas, mas elas não vão na contramão a tudo o que aprendemos? Não deveríamos nos comprometer, reconhecer o certo e o errado, defender a nós mesmos na relação?! Por que temos que apenas dizer isso quando não acreditamos?
Pense um pouco mais, talvez você perceba que existe algo mais profundo para se aprender aqui – algo sobre o orgulho e sacrifício. Talvez você sempre ache que está pensando corretamente sobre coisas como a compra de um carro novo ou sobre ir para a casa da sua mãe no Natal, por exemplo. E talvez seu cônjuge pensará que ele é quem está certo. Mas o ponto é que o primeiro passo para o perdão é baixar a guarda, esquecer quem está certo e quem está errado, e ver as coisas sob uma nova perspectiva.
Vale ressaltar que se estas quatro palavras são ditas com sarcasmo, ou se elas estão apenas sendo usadas para encerrar uma discussão, nada será realmente resolvido.
O Autor Lynn G. Robbins escreveu que “para a expressão ‘Sinto muito’ ser realmente sincera, ela tem que ser expressa com amor e empatia, e não apenas para se desculpar.”
Existirão muitos momentos, durante seu casamento, em que você ficará chateado. Você estará errado. Outras vezes, você estará certo. Mas toda vez que você optar por dizer essas quatro palavras, será porque você determinou que é mais importante estar em um casamento feliz, em paz, do que estar certo o tempo todo.
O exemplo do casal, pareceu ser bastante útil, mas você deve ter em mente que isso vale para qualquer discussão em que a pessoa com quem discutimos seja mais importante do que o orgulho.
Traduzido e adaptado do original The four words you should say to end every fight