Até quem não mora em um lugar com elevador, já andou, e foi submetido ao risco. Qualquer máquina está sujeita a falha mecânica, mas o que fazer nesse caso?
Estatisticamente, os elevadores são bastante seguros, desde que suas ferramentas de segurança funcionem corretamente. A maioria das lesões e óbitos relacionados a elevadores, acontecem durante a construção ou manutenção do mesmo, seguido por pessoas que caem para baixo dos eixos.
Elevadores modernos incorporam recursos de segurança para ajudar a prevenir quedas fatais. Elevadores de tração, que se movem para cima e para baixo utilizando cabos de aço, polias e contrapesos, tem um controlador de detecção de velocidade. Se o elevador descer muito rapidamente, o controlador ativa freios que travam o elevador. Elevadores de tração também possuem interruptores ao longo do poço, que detectam os elevadores que possam começar a apresentar lentidão ou qualquer outro tipo de problema.Um elevador possui entre 4 ou 8 cabos de aço.
O que fazer?
Então, você está em um elevador em queda. A vida lhe deu limões, e você tem segundos para fazer uma limonada ou você acaba como polpa. O que fazer?
Algumas pessoas afirmam que saltar uma fração de segundo antes do impacto, assim reduzindo sua velocidade de impacto é uma boa ideia. Supondo que você mantenha a presença de espírito e reações olímpicas a ponto de conseguir executar tamanha façanha, NÃO FAÇA, devido a velocidade do elevador em queda livre, a única coisa que você vai conseguir fazendo isso, é bater com a cabeça no teto, aumentando seus ferimentos e diminuindo suas chances de sobreviver.
No entanto, a visão consensual sustenta, que você tem mais chances de sobreviver deitando-se de costas no chão, cobrindo seu rosto e cabeça para se proteger contra detritos. Manter-se nessa posição quando o elevador atingir o chão, irá fazer com que a força do impacto, espalhe-se por todo seu corpo. Além disso, você reduz drasticamente as chances de ser esmagado.
Infelizmente, vários problemas afligem esta abordagem.
1- Com seu corpo posicionado no chão, seus tecidos moles, incluindo o cérebro e os órgãos, irão absorver o impacto total. Considerando-se que até mesmo em baixa velocidade o impacto pode causar graves danos.
2- Há sempre a possibilidade de que não importa o quão bem você amorteça a queda, o carro do elevador destrua-se com o impacto, transformando o chão em uma zona cheia de ferros, e deitado você aumenta sua área, o que leva em maiores chances de ser empalado por algum ferro.
3- Você irá se sentir leve, sem nenhuma força puxando-o para baixo. Se você quiser colocar esse plano em ação, você terá que encontrar alguma maneira de puxar-se para baixo e, em seguida, manter-se lá, sem saltar do chão.
Mesmo levando todos esses fatores em conta, deitando-se de costas, é sua melhor chance de sobreviver em uma queda livre.
Claro, é extremamente improvável que você vá passar por uma situação dessas, mas no caso de precisar, pelo menos é fácil de lembrar.