É incrível como somos enganados tão facilmente. Muitas vezes o que pensamos ser real, não passa de uma mera ilusão, mas não notamos. Por isso, há séculos, as pessoas ficam fascinadas com ilusões de ótica, e por um bom motivo: além de divertidas de olhar (quase sempre nos desafiando a ver as coisas de outra forma), elas também revelam muito sobre como o cérebro interpreta o que vemos e como molda nossa percepção de realidade.
Diversas pesquisas sobre ilusões de ótica ressaltam um ponto principal: nosso sistema visual é extremamente limitado para processar com precisão todas as informações que nossos olhos absorvem, logo, ele funciona baseado na interpretação mais provável. São raras as ocasiões em que o cérebro faz uma interpretação errada, fazendo com que percebamos algo de forma imprecisa: uma ilusão de ótica. Em algumas situações, pessoas diferentes podem perceber as coisas de formas diferentes. [Shutterstock]
Como você verá as ilusões do vídeo abaixo? Você consegue identificar?
O especialista em ilusão de ótica denominado “BrussPup” no YouTube reuniu diversos truques de perspectiva, fazendo-nos pensar que algo é real quando não é, enquanto acreditarmos que algo é falso quando na verdade é o objeto real.
BrussPup também disponibilizou as imagens para download. Assim, se você quiser, pode tentar imprimi-las e fazer o mesmo em casa.