Você prefere levar choques a ficar sozinho com seus pensamentos?

Pesquisa sugere que muitos de nós têm dificuldade de lidar com o tédio

O experimento era simples: o participante entra em uma sala vazia, senta e fica lá pensando por um período que podia variar de seis a quinze minutos. Sem celular, livro, televisão, nada. Só a pessoa e seus pensamentos. O resultado? Boa parte das pessoas achou o período insuportável.

A pesquisa, feita pela Universidade da Virginia, mudou um pouco depois disso. Cientistas resolveram dar aos participantes a opção de fazer outra coisa além de pensar. Mas a alternativa não era lá muito agradável. Na verdade, era chocante (foi mal pela piadinha). Os voluntários podiam dar choques em si mesmos com um aparelho de bateria de nove volts. Bizarro? Pois saiba que boa parte das pessoas achou que seria uma alternativa melhor ao silêncio.

A maioria dos que usou o aparelho resolveu “se chocar” sete vezes. Um sujeito excedeu todos os limites ao se chocar 190 vezes em um período de 15 minutos (apesar de ser um ponto tão fora da curva que não foi incluído na análise final). Foi considerado que seis das 24 mulheres participantes usaram o aparelho, assim como 12 dos 18 homens.

O que isso significa, na prática? Que preferimos nos machucar a ouvir nossos próprios pensamentos? Cientistas preferiram trabalhar com a palavra “tédio” na pesquisa, com resultados publicados na Science. Eles afirmam que mais estudos serão necessários para estabelecer ligações diretas já que a amostragem desse experimento foi pequena. Mas já foi o suficiente para chocá-los com o resultado (novamente, desculpe pelo trocadilho).

Via Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *