Ler ajuda a aguçar a visão dos olhos fechados, aquela que semeia a compreensão do que somos para nós.
É assim que crescemos, como uma árvore; poucos percebem as pequenas mudanças. Mas um dia torna-se inegável, quando a sombra protege do sol; quando a força das raízes apóia; quando o fruto alimenta…
Ler, tem sido um oásis no deserto e uma oportunidade de enxergar o que me cerca. Entender as belezas do barulho, com todos em casa; ou do silêncio quando todos dormem.
Dormir um pouco mais e às vezes dormir um pouco menos. E apreciar as mudanças nos horários, pois com elas, pude inaugurar novas formas de percepção, através de perspectivas que não tinha antes. Esse período de isolamento social, tem permitido diversas análises e inúmeras reavaliações em prioridades e valores; o que é importante e o que não é; e ainda, seus lugares em minha vida. Há muita dor e muitas perdas, e aos que sobrevivem, as lições são inevitáveis.
Lendo, é possível construir universos em si, viver neles e se ver vivendo, o que nos dá uma oportunidade de assistir a nós mesmos em cenários muitas vezes impossíveis e entender melhor quem somos.