6 Virtudes que podem se tornar defeitos, segundo Confúcio

Confúcio (551 a.C – 479 a.C), considerado o mais influente filósofo chinês de todos os tempos, continua a ser um exemplo de moralidade pessoal. Suas ideias se traduzem em importantes lições de valores, como a justiça, a sinceridade, a ética e a honestidade.

Os pensamentos de Confúcio têm mais de 2 mil anos, mas continuam tão contemporâneas como nunca! Não importa se você é do oriente ou do ocidente, deveria conhecer as lições que este sábio chinês deixou para a humanidade.

Resultado de imagem para confúcio

Conheceis as seis virtudes e os seis defeitos nos quais pode cair aquele que quer praticar as seis virtudes sem conhecê-las bem? O defeito daquele que quer ser benfeitor e não quis aprender a sê-lo, é a falta de discernimento; o defeito daquele que ama a ciência e não ama o estudo, é o de cair em erro; o defeito daquele que gosta de cumprir promessas e não aprendeu a fazê-las, é prejudicar os outros, prometendo-lhes e dando-lhes coisas nocivas; o defeito daquele que ama a franqueza e não aprendeu a praticá-la é o de aconselhar a repreender muito livremente sem nenhuma consideração para com as pessoas; o defeito daquele que gosta de mostrar coragem e não aprendeu a saber doseá-la é perturbar a ordem; o defeito daquele que ama a firmeza de alma e não aprendeu a limitá-la é a temeridade.

Confúcio, in ‘Os Anacletos’


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *